quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Contra o Ipatinga, Vasco tenta 'clonar' valorizada campanha corintiana de 2008


Se vencer no sábado, time carioca atinge o mesmo aproveitamento do time paulista no fim do primeiro turno. Mas caminhada foi bem mais complicada


Desde o início do ano, o Vasco convive com a sombra da campanha do Corinthians na Série B do ano passado. As comparações eram inevitáveis. E no fim do primeiro turno, o time tem a chance de igualar os números do rival paulista. Para isso, precisa vencer o Ipatinga neste sábado, às 16h10m, no Maracanã, pela última rodada do primeiro turno. Desta forma, o Vasco chegaria aos mesmos 39 pontos (11 vitórias, seis empates e duas derrotas) e 68,4% de aproveitamento do Corinthians ao fim do primeiro turno do ano passado. A diferença dos dois clubes está na caminhada ao longo desses 19 jogos.


Enquanto o clube paulista dominou a Série B desde o início, os cruzmaltinos apontam em uma competição mais equilibrada em 2009 e passou por percalços chegando a estar em oitavo lugar na classificação. Em 2008, o Corinthians ficou na liderança em 18 das 19 rodadas do primeiro turno. Só na primeira, devido aos critérios de desempate, o time paulista ocupou o terceiro lugar apesar de ter os mesmos três pontos do então líder Juventude. Já o Vasco viveu uma situação bem diferente.



A equipe só conseguiu liderar a competição este ano por uma rodada: a terceira. O primeiro lugar pode ser recuperado só agora, na última partida do primeiro turno, com uma vitória ou empate com o Ipatinga, no Maracanã. Isso porque o Atlético-GO perdeu nesta terça-feira para o Bahia e deixou o caminho aberto para os vascaínos.



Veja como estava a classificação da Série B ao fim do turno em 2006, 2007 e 2008 e a atual situação
- Aquela sequência de empates gerou uma desconfiança no torcedor, mas estamos no caminho certo – disse o lateral-esquerdo Ramon lembrando dos cinco empates seguidos do time, sendo quatro por 0 a 0, na competição. Em 2008, o Corinthians tinha 12 pontos de vantagem para o décimo colocado no fim do primeiro turno. Atualmente, a diferença é de dez pontos. O que mostra que a disputa pelos primeiros lugares cresceu. - A competição está bastante equilibrada. Não esperávamos a facilidade que o Corinthians encontrou no ano passado. O que aconteceu alertou os clubes, que se prepararam mais - disse o técnico Dorival Júnior.



Em comparação a 2006, quando o Atlético-MG disputou a Série B, o Vasco tem boa vantagem. O Galo terminou o primeiro turno apenas em sexto lugar, com 29 pontos e 50,9% de aproveitamento. O líder era o Coritiba, com 35 pontos. Em 2007, o Criciúma liderava após as 19 rodadas com 37 pontos. Até agora, a Série B teve quatro líderes: Figueirense, Vasco, Guarani e Atlético-GO. Para o meia Carlos Alberto, o time goiano foi o rival mais complicado neste primeiro turno.


- O Atlético-GO foi o adversário mais difícil para a gente. O time deles é bem arrumado e deve ser um dos clubes que vão subir para a Série A. Vencemos por 3 a 0, em São Januário, mas a partida foi difícil. Eles tiveram muitas chances de gol, mas para a nossa sorte a bola deles não entrou. Caso contrário o jogo seria diferente.


fonte: globo