sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Maurren inicia disputa pela medalha inédita em Mundiais nesta sexta-feira


Brasil também entra na pista alemã com o revezamento 4x100m, Júlio César de Oliveira no lançamento de dardo e Fabiano Peçanha na semi dos 800m

Para alguém que conquistou a primeira medalha de ouro olímpica do atletismo brasileiro em 24 anos não seria pedir demais que salvasse também a imagem da equipe brasileira no Campeonato Mundial de Atletismo. E é essa a missão de Maurren Higa Maggi quando entrar no Estádio Olímpico de Berlim para a qualificação do salto em distância, nesta sexta-feira, a partir de 14h15 (de Brasília). Mesmo vindo de uma lesão no joelho e tendo pouco competido na temporada, Maurren é o grande nome do Brasil na competição. E está pronta para o desafio.


Maurren tentará repetir no Mundial de Berlim o seu feito nas Olimpíadas de Pequim: o ouro inédito
- Ela está animada e supermotivada. A Maurren cresce nessas horas, tem um espírito de luta impressionante - afirma o treinador da campeã olímpica, Nélio Moura. Maurren, de 33 anos, será a segunda a saltar entre as 18 atletas do grupo A. As competidoras precisam atingir 6,75m para passar diretamente à final, caso contrário serão selecionadas as 12 melhores entre as 27 participantes. Na mesma série da brasileira estão três de suas principais concorrentes, a naturalizada portuguesa Naide Gomes, a russa Elena Sokolova e a americana Funmi Jimoh. Mas a adversária que Maurren considera mais forte está no grupo B, a russa Tatiana Lebedeva, atual campeã mundial, que perdeu a medalha de ouro para a brasileira nos Jogos de Pequim por apenas 1cm (7,04m contra 7,03m).


- A prova será muito difícil, com atletas fortes, como a Lebedeva, mas estou me sentindo bem - disse Maurren, por meio da assessoria da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O treinador de Naide Gomes, Abreu Matos, não concorda com a avaliação de Maurren. Para ele, atualmente, ninguém é melhor do que sua pupila. - Ela vem para medalha.


Quando Naide entra em uma competição, vai para ganhar. Ela é a melhor saltadora do mundo no momento - afirmou, em entrevista ao jornal português “Público”. No grupo B também estarão a outra brasileira na disputa, Keila Costa, e a americana Brittney Reese, dona das duas melhores marcas do ano. Prata e bronze em Mundiais Indoor, Maurren Maggi ainda não tem uma medalha em Mundiais de pista coberta. O melhor resultado da saltadora foi o sexto lugar em Osaka, no Japão, em 2007.

Fabiano Peçanha nos 800m e revezamento 4x100m na pista

Agência/Getty Images
Fabiano tenta vaga na final dos 800m
Outra esperança brasileira nesta sexta-feira é Fabiano Peçanha. O fundista terminou sua bateria das eliminatórias em terceiro lugar e conquistou uma vaga nas semifinais dos 800m, que serão disputadas às 15h30m. Fabiano, que terminou a primeira volta na liderança, disse que não se esforçou tanto para cruzar a linha de chegada em 1m46s68 e já alcançou seu objetivo no Mundial. Mas ele ainda quer mais.

- Se correr na casa de 1m44s, vou à final – disse o fundista. Um pouco antes de Fabiano entrar na pista, às 14h30m, o Brasil participará das eliminatórias do revezamento 4x100m, com Vicente Lenilson, Sandro Viana, Basílio de Moraes e José Carlos Moreira, exatamente nessa ordem. A equipe tentará garantir a sétima vaga em uma final de Mundiais, já tendo conquistado duas medalhas, prata em 2003 e bronze em 1999.


- Temos treinado bem, por isso, o Nakaya (Katsuhico Nakaya, treinador da prova) definiu esta formação - explicou Vicente Lenilson. Ainda nesta sexta-feira, Júlio César de Oliveira disputará a qualificação do lançamento de dardo, a partir de 11h15m. O atleta fará sua estreia em Mundiais na categoria principal, mas já foi campeão na até 17 anos em 2003 e conquistou o bronze no Juvenil no ano seguinte.

Confira a programação desta sexta-feira em Berlim:

11h35m a 16h20m (de Brasília)

Lançamento de Dardo Masculino - qualificação - Julio César Miranda de Oliveira


Salto em Distância Feminino - qualificação - Maurren Maggi e Keila Costa


Salto em Altura Masculino - FINAL


Revezamento 4x100m Masculino - eliminatórias - Vicente Lenilson, Sandro Viana, Basílio de Moraes e José Carlos Moreira


1.500m Feminino - semifinal Lançamento de Disco Feminino - FINAL - Elisângela Maria Adriano


800m Masculino - semifinal - Fabiano Peçanha e Kleberson Davide


200m Feminino - FINAL


400m Masculino - FINAL


fonte: globo