quinta-feira, 29 de julho de 2010

De volta, Carlos Alberto desabafa e admite ter atuado sem condições

Recuperado de seguidas lesões, capitão vascaíno revela que chegou a entrar em campo graças a medicamentos no primeiro semestre de 2010


A última vez que Carlos Alberto entrou em campo com a camisa do Vasco foi no dia 5 de maio de 2010. Naquela ocasião, o Gigante da Colina bateu o Vitória por 3 a 1, em São Januário, e acabou eliminado da Copa do Brasil. No jogo de ida, em Salvador, triunfo dos baianos por 2 a 0. Agora, quase três meses depois e com o contrato renovado com o clube por três temporadas, o camisa 19 vai retornar ao time no clássico deste domingo, às 18h30m (de Brasília), contra o Flamengo, no Maracanã, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

E foi justamente o período em que ficou parado que fez o capitão vascaíno refletir. Tanto no Campeonato Carioca como na Copa do Brasil, Carlos Alberto entrou em campo sem estar no melhor de suas condições. Longe dos 100%, o jogador acabou se prejudicando e retardando o seu retorno aos gramados. Em 2010, para ser uma ideia, ele participou apenas de 13 partidas das 41 que o time disputou na temporada.

- Preciso ser menos passional nesses momentos (de lesão). É uma dificuldade que tenho. Preciso pensar no limite do meu corpo. Para ajudar a sua equipe você precisa estar bem. Caso contrário, você não ajuda e acaba prejudicando os seus companheiros. Existem jogadas que você entra com uma limitação e isso não pode acontecer - afirmou o apoiador.

Carlos Alberto afirmou que não voltará a entrar em campo sem o melhor de suas condições. Para ele, com o elenco que o Vasco montou, nenhuma das estrelas precisará jogar no sacrifício no segundo semestre de 2010.

- Esse tipo de coisa para esse segundo semestre não tem mais necessidade. Temos jogadores competitivos que podem decidir as partidas. Temos também jogadores que nem estão ficando no banco, mas que têm qualidade. Só quem ganha com isso é o Vasco. O PC tem dor de cabeça para saber quem vai levar para a concentração. A rapaziada está se dedicando, treinando, e o Vasco tem tudo para fazer um bom campeonato - analisou.

Felipe, Carlos Alberto...no treino do Vasco
Carlos Alberto tenta passar por Felipe e Rômulo no
treino desta quinta-feira, em São Januário
(Foto: Jorge William / Agencia O Globo )

O camisa 19 admitiu estar com saudade dos gramados e até brincou ao comentar o que precisava fazer em campo para evitar as dores que vinha sentindo.

- Estava com saudade de jogar. Eu tive algumas dores nessa temporada. Estava complicado. Estava com saudade de chutar com firmeza. Antigamente, eu precisava escolher o jeito de chutar para não sentir nada. E agora, não.

E foi esse sacrifício para executar alguns movimentos que atrapalhou a vida de Carlos Alberto no primeiro semestre. Ao forçar mais uma perna do que a outra, o capitão vascaíno sofreu durante alguns meses com uma tendinite no joelho esquerdo. Porém, segundo ele, agora está zerado.

- Esse ano foi demais. Nem gosto de falar da palavra lesão. Prefiro falar que joguei com dores. Hoje em dia estou me sentindo bem e isso não é mais problema - afirmou o apoiador.

Carlos Alberto revelou ainda que jamais ouviu qualquer comentário negativo sobre a sua ausência dos jogos. Segundo ele, algumas pessoas falaram de sua dedicação ao Vasco.

- Pelo contrário, até ouvi de algumas pessoas dizendo para eu pensar um pouco mais na minha saúde, no meu futuro. Esse tipo de coisa não é legal. Não é bom usar medicamento para poder superar a dor e entrar em campo. No jogo contra o Fluminense, eu entrei antes do esperado. Era programado para eu jogar 30 minutos, mas participei quase do jogo todo. Até queria "matar" o Jéferson, que se machucou nessa partida e eu tive que entrar antes - contou o jogador, tentando descontrair ao comentar o assunto.

Para o jogo deste domingo, Carlos Alberto se colocou à disposição de PC Gusmão.

- Em outras oportunidades, eu voltei de lesão e entrei no decorrer do jogo. Não acho demérito nenhum. Estou disposto a somar e ajudar. Mas é o PC que vai decidir se eu vou começar, se eu vou jogar 45, 30 ou 20 minutos - disse o jogador.

FONTE: GLOBO