quinta-feira, 29 de julho de 2010

Olympique supera PSG nos pênaltis e conquista a Supercopa da França

Em jogo morno, campeão francês e vencedor da Copa da França empatam em 0 a 0. Time de Paris erra penalidades e Olympique aproveita

Por GLOBOESPORTE.COM Rades, Tunísia

Nene no jogo do PSGNenê: brasileiro foi um dos destaques do Paris
Saint-Germain na partida (Foto: Reuters)

O Olympique precisou ir aos pênaltis para bater o Paris Saint-Germain e conquistar o primeiro título da temporada. Em uma partida equilibrada, as duas equipes ficaram no 0 a 0 nos 90 minutos. Na decisão por penalidades, a equipe de Marselha venceu por 5 a 4, no Estádio 7 de Setembro, na Tunísia, e faturou a Supercopa da França.

Campeão francês em 2009/2010, o Olympique contou com o zagueiro brasileiro Hilton (ex-Coritiba) entre os titulares, mas o goleiro Elinton foi reserva. Já o PSG, vencedor da última Copa da França, teve o atacante Nenê (ex-Monaco, Santos e Palmeiras), enquanto o lateral-direito Ceará ficou no banco.

O herói da conquista do time de Marselha foi o goleiro Mandanda, que pegou o pênalti de Giuly. Antes, Lyindula havia cobrado na trave na primeira penalidade da disputa. Pelo Olympique, Gonzalez bateu no meio do gol e Coupet defendeu.

No primeiro tempo de jogo, as primeiras jogadas de perigo foram criadas pelo campeão francês, que não contou com o brasileiro Brandão, suspenso. Com 24 minutos de jogo, Samassa recebeu bom cruzamento e de cabeça colocou a bola por cima do gol de Coupet. O Olympique continuava chegando ao ataque, mas encontrava dificuldades para chegar à área adversária.

A partir da metade da primeira etapa, o time de Paris melhorou o toque de bola e passou a chegar mais perto do gol. O melhor lance veio aos 42 dos pés de Sessegnon que colocou o brasileiro Nenê frente ao goleiro da seleção francesa, Mandanda, que conseguiu tirar a bola dos pés do meia. Um minuto depois Cissé respondeu e arriscou de fora da área, a bola passou perto do gol de Coupet, que apenas observou.

Segundo tempo é marcado por poucas chances de gol

Após o intervalo, o PSG mantinha a vontade mostrada no fim do primeiro tempo. Com 7 minutos jogados, Nenê fez boa jogada e tocou para Jallet que, pela direita, cruzou curto, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 20, Ben Arfa, que havia entrado há quatro minutos, chutou de fora da área, dando um susto na defesa rival, mas a bola passou à esquerda do goleiro Coupet.

Os minutos seguintes foram marcados pela escassez de lances perigosos e algumas faltas no meio-campo. Os técnicos faziam alterações, mas nenhuma delas dava resultado. O PSG quase marcou aos 41 minutos depois de receber em boa posição dentro da área e chutar por cima do travessão. A resposta veio com o Diaye: o zagueiro do Olympique mandou a bola na trave após arriscar de fora da área.

Pressão do PSG no fim do jogo

Nos últimos instantes, Kezman - talvez numa das melhores chances do time de Paris - aproveitou jogada de Nenê e chutou com perigo perto da pequena área, obrigando a defesa a colocar para escanteio. A partir daí, o vencedor da Copa da França passou a pressionar, mas não conseguu balançar a rede e a partida teve que ser decidida na disputa de pênaltis.

Disputa de pênaltis

Logo na primeira cobrança Lyindula bateu na trave para desespero da torcida do PSG. Depois, com menos pressão, Taiwo e Ben Arfa converteram suas cobranças, até que o argentino Gonzalez desperdiçou deixando tudo igual no placar. As cobranças seguintes resultaram em gol, até que Mandanda pegou o chute de Giuly. O Olympique precisou apenas contar com a frieza de Cissé, que tratou de balançar a rede e fazer 5 a 4, dando o título ao Olympique de Maselha.

Olympique de Marcelha taçaOlympique de Marselha comemora a conquista do primeiro título da temporada depois de derrotar o Paris Saint-Germain nos pênaltis por 5 a 4 no Estádio 7 de Setembro em Rades, na Tunísia (Foto: Reuters)
FONTE: GLOBO