sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Secretário defende Natal de críticas por atraso: ‘Não existe milagre’


Demetrio Torres disse que percentual baixo (14,5%) das obras deve-se ao atraso na assinatura da licitação e que tudo começou um ano depois

Por Felippe Costa e Marcelo Baltar
Rio de Janeiro
arena das dunas governadora Rosalba Ciarlini obras (Foto: Divulgação)
Arena das Dunas é a obra com menor percentual
de conclusão para a Copa 2014 (Foto: Divulgação)



O secretário extraordinário da Copa do Mundo de Natal, Demetrio Torres, se mostrou bastante tranquilo depois das críticas feitas por Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, na tarde desta quinta-feira, de que as obras da Arena das Dunas estão atrasadas. Segundo ele, a construção do estádio está dentro do cronograma apresentado e que, se não fosse a demora pela assinatura da licitação, o resultado seria bem diferente. No fim de dezembro, apenas 14,5% da obra estava concluída.

- Isso é uma verdade (que o percentual de obra é baixo). Porém, é bom lembrar que começamos um ano depois e não existe milagre. Não é o mais atrasado. Estamos com um percentual dentro do cronograma mostrado para a Fifa e com certo conforto. Em breve, mostrarei todos os detalhes da obra. Enquanto outras cidades, como Fortaleza, começaram os trabalhos cedo, Natal teve demora no processo de licitação.

Demetrio Torres fez questão de garantir que a construção da Arena das Dunas ficará pronta na data apresentada para a Fifa: 30 de dezembro de 2013. Engenheiro, ele diz que está acompanhando a obra pessoalmente.
- A Arena é uma obra, eu sou engenheiro e fui tratar daquilo que era determinante para que existisse Copa do Mundo em Natal. Juntei uma equipe técnica forte e estamos acompanhando esse processo nos mínimos detalhes. Não existe problema com recursos (dinheiro). O estádio será entregue em 30 de dezembro de 2013. Não tenho dúvidas.