segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Câmeras flagram briga entre torcidas da dupla Gre-Nal em estação de trem

Confusão resultou em depredação; dois foram presos e depois liberados

Por GLOBOESPORTE.COM
Porto Alegre
297 comentários


A Trensurb divulgou imagens do confronto entre torcedores do Grêmio e Inter na manhã deste domingo na estação do metrô de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre (veja no vídeo ao lado). A briga generalizada resultou em depredação de um vagão e outros mobiliários da estação. Dois torcedores foram presos, mas liberados em seguida.
As câmeras de monitoramento da estação gravaram o início da confusão. Por volta das 9h40, o vagão, que se deslocava no sentido Região Metropolitana-Porto Alegre, parou na estação de Sapucaia do Sul. Passageiros saem correndo, assustados. Em seguida, uma vidraça do trem é estilhaçada e começa o quebra-quebra generalizado.
Dois grupos de torcedores, colorados e gremistas, arremessam objetos como lixeiras, cones e garrafas um nos outros. Seriam torcedores das organizadas Geral do Grêmio e Nação Independente, do Inter, segundo a Brigada Militar. Após alguns minutos, o grupo de gremistas avança sobre os colorados, mas recua quando rojões são arremessados contra eles.
Todo o conflito teria durado poucos minutos. Uma guarnição da Brigada Militar que estava por perto conseguiu dispersar os envolvidos na briga, que fugiram em direção aos bairros de Sapucaia do Sul. Ninguém foi preso no local. Também não há registro de feridos, embora algumas marcas de sangue tenham sido encontradas na estação.
Posteriormente, dois torcedores foram presos quando desembarcam na Estação Anchieta, em Porto Alegre, a caminho da Arena do Grêmio para assistir ao jogo das 16h. Eles teriam sido identificados pelas câmeras de monitoramento. Levados a 3ª Delegacia de Polícia Pronto Atendimento, na capital, prestaram depoimentos e foram liberados.
“Eles foram conduzidos aqui pela Brigada Militar sob suspeita de dano ao patrimônio. No entanto, não foram reconhecidos pelos funcionários da Trensurb como autores da ação. Foi feito o registro da ocorrência, eles foram liberados e o caso vai ser encaminhado para a delegacia de Sapucaia do Sul para investigação” , explicou o delegado Ivanir Predebon.
A Brigada Militar acredita que a briga foi marcada previamente. “Eles se combinaram, provavelmente nas redes sociais, e marcaram essa briga aqui na estação Sapucaia. O próprio acordo feito com os líderes de torcida junto com o pessoal da Trensurb dava conta de que eles iam pegar o trem a partir das 10h30, mas eles se encontraram bem antes para poder brigar e não ter policiamento no local”, disse o sargento Lucio Adriano Dias.
De acordo com o gerente de Operações da Trensurb, Paulo Amaral, 11 vidros do vagão foram quebrados durante a briga. Lixeiras e outros itens do mobiliário da estação também foram danificados. A empresa diz que o vagão foi retirado de circulação e encaminhado para a manutenção, para que possa voltar a circular na manhã desta segunda-feira (5).
Antes do Gre-Nal, torcidas brigam em estação do trensurb em Sapucaia do Sul (Foto: Dayanne Rodrigues/RBS TV)No total, 11 vidros do vagão foram danificados, segundo a Trensurb (Foto: Dayanne Rodrigues/RBS TV)FONTE: GLOBO