terça-feira, 4 de agosto de 2009

Técnico aponta irregularidade do nadador que tirou o ouro de Felipe França


Arilson Soares especula que o sul-africano Cameron Van Der Burgh teria executado um movimento ilegal na final dos 50m peito em Roma


Arilson fala sobre irregularidade do sul-africano
A fama de bad boy sempre acompanhou Felipe França fora das piscinas. Mas, dessa vez, foi o seu técnico, Arilson Soares, quem decidiu falar. Nesta segunda-feira, em São paulo, no desembarque da delegação brasileira que disputou o Mundial de Roma, o treinador da equipe de peito questionou a legalidade da vitória, com direito a recorde mundial, do sul-africano Cameron Van Der Burgh, que tirou o ouro nos 50m peito de Felipe.


- Nós não vimos nada, então não temos como provar. Mas muita gente veio me dizer que assistiu às imagens da câmera subaquática e viram o Cameron dando duas golfinhadas, o que é ilegal segundo as regras da Fina. Isso daria uma diferença de centésimos a menos para a chegada em uma prova tão curta – disse Soares, lembrando que Felipe perdeu o ouro por apenas oito centésimos (26s67 contra 26s76).


Eu prefiro não comentar o que ele fez porque pode me complicar (Felipe França)"
A 'golfinhada' é um movimento propulsivo e simultâneo no plano vertical durante a braçada conhecida como filipina (pernada vertical de golfinho após a largada). De acordo com o regulamento da Federação Internacional de Natação (Fina), é permitido que o nadador de estilo peito execute apenas uma golfinhada.


No entanto, segundo Arilson Soares, muitos atletas já desconfiavam que tanto Van Der Burgh, como o campeão olímpico, o japonês Kosuke Kitajima, faziam o movimento duas vezes para ganhar mais velocidade. - Todo mundo sabe que os árbitros não conseguem ver quando isso acontece, porque é embaixo d’água. Mas era uma questão de ética entre os nadadores, um combinado de que ninguém faria.


Não posso garantir que ele fez, mas também não adiantaria, pois o recurso do vídeo não é usado pela Fina ainda. Então, mesmo que pudéssemos provar, já não iria valer mais nada – explicou Soares.



Enquanto seu técnico falava sobre o movimento que pode ter tirado Felipe do lugar mais alto do pódio, o nadador foi cauteloso. - Eu prefiro não comentar o que ele fez porque pode me complicar. Mas houve algumas irregularidades, sim.


saiba mais
Delegação brasileira volta com mais prestígio do Mundial e mira Londres-2012
FOTOS: milhares de torcedores lotam a chegada da delegação sérvia a Belgrado


fonte: globo