LeBron James e outros craques podem mudar de time. Quem você quer na sua equipe?
Esta quinta-feira promete ser o dia que vai definir o rumo das próximas temporadas da NBA. Nunca o mercado da Liga Americana de Basquete esteve tão agitado quanto estará nesta data: serão dezenas de bons jogadores disponíveis. Entre eles, LeBron James, eleito o melhor jogador das duas últimas temporadas do torneio.
No dia 30 de junho de cada ano, encerram-se os contratos dos jogadores que assinaram até aquela temporada. Os atletas que ficam sem vínculo com suas franquias passam a ser chamados de "agentes livres" (free agents, em inglês). Em outras palavras, eles têm autorização para negociar com qualquer equipe da liga.
Muitos fatores contribuíram para que essa data em 2010 fosse especial. Primeiramente, o fato de LeBron James ter entrado na liga no mesmo ano que outros grandes jogadores - como seus companheiros de seleção americana Dwyane Wade e Chris Bosh - o que fez com que seus contratos também terminassem na mesma data. Cientes disso, alguns jogadores também colocaram este ano como data final de seus contratos, de olho na possibilidade de juntar-se a um deles para a próxima temporada.
Por fim, as equipes, sabendo que o mercado de 2010 abrira ótimas possibilidades, se planejaram para abrir espaço em suas folhas salariais. Franquias como Chicago Bulls, New Jersey Nets e New York Knicks - que prometem estar entre as mais ativas nos próximos dias - têm menos de dez atletas com contrato garantido para a próxima temporada. Achou pouco? O Miami Heat tem apenas dois!
Porém, nem todos os times vão se apressar na busca por estrelas. Algumas equipes - como Dallas Mavericks, Los Angeles Lakers e Orlando Magic - optaram pela manutenção da base, e devem apenas buscar alguns reforços pontuais neste draft.
Atento a este panorama, o LANCENET! preparou um Top 5 de agentes livres em cinco categorias diferentes - estrelas, arremessadores, defensores, garotos e gringos. Sabe as carências do seu time? Então veja em quem ele pode estar de olho!