Após série de goleadas no Campeonato Espanhol, equipe catalã passa em branco no Camp Nou e vai brigar por vaga nas quartas de final fora de casa
A máquina de fazer gols chamada Barcelona emperrou nesta terça-feira, contra o Athletic Bilbao, no duelo de ida das oitavas de final da Copa do Rei, no Camp Nou. Vindo de uma impressionante sequência de goleadas no último mês pelo Espanhol, como, por exemplo, as vitórias sobre Espanyol (5 a 1), Real Sociedad (5 a 0), Real Madrid (5 a 0) e Almería (8 a 0), o Barcelona não conseguiu repetir as atuações de gala da temporada e ficou no empate em 0 a 0. Até agora o Barça só havia passado em branco em uma partida na atual temporada: na segunda rodada do Espanhol, quando foi derrotado pelo Hércules por 2 a 0, no dia 11 de setembro.
Iniesta começou entre os titulares contra o Athletic de Bilbao, mas pouco fez em campo (Foto: AFP)
Após ter passado pelo Ceuta na fase anterior, com duas vitórias, o time catalão terá ainda o jogo de volta contra o Athletic Bilbao, no dia 5 de janeiro, para definir seu futuro na Copa do Rei. Messi e companhia, no entanto, voltam à ativa três dias antes, em duelo contra o Levante dentro de casa, pelo Campeonato Espanhol.
Com Messi, Villa, Busquets, Puyol e Valdés no banco - os dois primeiros entraram no decorrer do segundo tempo, o Barcelona contou com boa parte de suas estrelas desde o primeiro minuto, como Daniel Alves, Xavi, Iniesta, Pedro e Bojan. Além do lateral-direito da Seleção, Maxwell e Adriano foram os outros brasileiros em campo no duelo.
Máquina de gols catalã emperra no Camp Nou
Quem esperava o Barcelona agressivo das últimas rodadas, provavelmente se decepcionou com o primeiro tempo no Camp Nou. Os anfitriões até tinham o controle do jogo e eram mais perigosos. Porém a avalanche catalã ocorrida nos derradeiros jogos não foi vista nesta terça-feira, e a equipe de Guardiola, muito marcada, arriscava chutes de fora da área. O Athletic Bilbao, por sua vez, não oferecia riscos concretos, e Pinto foi um expectador ilustre durante os 45 minutos iniciais.
A entrada de Messi no lugar de Keita no início da segunda etapa não conseguiu mudar o panorama do duelo. O Barcelona seguia com o domínio da partida, embora não conseguisse furar o forte bloqueio armado pela defesa adversária. Com o passar do tempo, a pressão só aumentou. Villa, Iniesta e Daniel Alves tentavam, mas a equipe de Bilbao definitivamente não estava disposta a facilitar para os anfitriões.
Com o cronômetro apontando dez minutos para o fim do tempo regulamentar, Villa, enfim, conseguiu balançar as redes do goleiro Iraizoz. O atacante espanhol, no entanto, estava em posição irregular, e a arbitragem anulou a jogada. O ataque do Barça terminou a partida de forma atípica, e a equipe de Guardiola vai ter que brigar pela vaga nas quartas de final fora de casa.
Mais dois empates na terça
Também nesta terça, o La Coruña visitou o Córdoba, também pela ida das oitavas da Copa do Rei, e ficou no empate em 1 a 1. Riki, de pênalti, abriu o marcador, aos 17 da primeira etapa, enquanto Pepe Díaz igualou a diferença para os donos da casa, na etapa final. Depois, Valencia e Villarreal não saíram do 0 a 0 no Mestalla.
Terça-feira
Barcelona 0 x 0 Athletic Bilbao
Córdoba 1 x 1 La Coruña
Valencia 0 x 0 Villarreal
Quarta-feira
Almería x Mallorca
Atletico Madri x Espanyol
Bétis x Getafe
Sevilla x Málaga
Real Madrid x Levante
fonte: globo