terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Joia 2011: 'Novo Dida', Alex espera chance no Avaí e vaga em Londres

Goleiro mais alto da categoria sub-20 entre os clubes da Série A, aposta do Leão aguarda com ansiedade confirmação de vaga no grupo da Seleção

Por Marcelo Baltar Florianópolis, SC

Treino Sub-20 seleção brasileira - Goleiro Aleksander
Alex: quem o conhece sabe que as comparações

com Dida são inevitáveis (Foto: Divulgação / CBF)

Altura, serenidade e técnica. Embaixo das traves, poucas palavras e a frieza necessária que intimida os atacantes adversários. Esse é Aleksander Douglas de Faria, de 19 anos, 1,93m, apontado como uma das grandes apostas do Avaí para 2011.

As características - semelhantes às de um goleiro que fez história recentemente com a camisa da Seleção Brasileira - são apontadas por quem o conhece muito bem e sabe do grande potencial do garoto.

- O Alex é o goleiro mais alto desta categoria entre os clubes da Série A. É um grande jogador, técnico e frio. Tem o perfil do Dida. Lembra muito – disse Fábio Araújo, coordenador das categorias de base do Avaí.

Dida, porém, já fez sua história na Seleção. Disputou 91 jogos e três Copas do Mundo. Alex, como passou a ser chamado pelos companheiros, ainda dá seus primeiros passos com a camisa canarinho. É integrante da Seleção Sub-20 que treina na Granja Comary para a disputa do Sul-Americano da categoria e terá a responsabilidade de buscar a vaga olímpica, em janeiro, no Peru. Nas atividades, o goleiro vem treinando na equipe reserva. Gabriel, do Cruzeiro, é o titular. Alex disputa uma vaga na competição com Milton Raphael, do Botafogo. Com a camisa canarinho, porém, já tem algo a contar, pois conquistou, como titular, o título da Copa Sendai, em setembro, no Japão.

Treino Sub-20 seleção brasileira - Goleiro AleksanderDedicação nos treinos na Granja Comary para chegar às Olimpíadas (Foto: Divulgação / CBF)

De poucas palavras, Alex não foge das comparações com o ex-goleiro do Milan. E admite as semelhanças:

- Me acho parecido, não só pelo biotipo e pela altura, mas também pela personalidade. Falo pouco, sou frio no gol, e essas são características que marcam muito. Quando eu era menor, era fanzão do Dida. Defendeu muito pelo Corinthians.

Dida ficou marcado por defender muitos pênaltis. Sincero, Alex não vê as defesas de penalidades como seu ponto forte.

- Não sou tão bom em pegar pênaltis como o Dida, mas tenho outras virtudes. Acho que tenho muita velocidade para um goleiro da minha estatura.

Da leva mais recente, no entanto, Alex revela admirar outros goleiros.

- Nunca me espelhei em goleiro algum. Hoje, gosto muito do Felipe, que acertou com o Flamengo. Também gostava do Bruno (ex-Flamengo), quando ele jogava.

Aleksander Seleção Sub-20
Com contrato até 2013 com o Avaí, Alex sonha em se

firmar em 2011 (Foto: Divulgação / CBF)

Com contrato com o Avaí até 2013, Alex é atualmente o terceiro goleiro do clube. Tem as fortes concorrências de Zé Carlos e do também jovem Renan, que já foi até convocado por Mano Menezes para a seleção principal. No entanto, um impasse entre o empresário de Renan e o clube catarinense pode facilitar a vida de Alex, embora o goleiro seja discreto em relação à titularidade.

- Pode ser. Oportunidades devem surgir neste ano (2011). Um dos dois saindo, é provável que a chance apareça. É a grande oportunidade para me firmar.

Antes, entretanto, Alex tem duas grandes prioridades: garantir a vaga no grupo e conquistar a vaga para as Olimpíadas de 2012. E sabe da responsabilidade que ele e os demais convocados de Ney Franco terão pela frente em janeiro. A CBF aposta tudo no projeto Londres. Um fracasso no Sul-Americano pode marcar a carreira de um jovem atleta.

- Temos uma obrigação enorme, que é buscar a vaga nas Olimpíadas. A responsabilidade está toda em cima da gente. Temos que chegar focados na conquista da vaga e do título.

Ficha do jogador:

Nome completo: Aleksander Douglas de Faria
Posição: Goleiro
Naturalidade: Curitiba/PR
Idade: 19 anos
Peso: 86kg
Altura: 1,93m
Chegada ao Avaí: 2009
Contrato com o Avaí: até 2013
fonte: globo