quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Ceará e Fortaleza marcam no 2º tempo e Clássico-Rei fica no 1 a 1

William entra bem no 2º tempo e toca para Magno Alves marcar. Leão, no entanto, empata cinco minutos depois. Times dividem vice-liderança

Por 
Fortaleza, CE
  • torcida presente
    Mais Ceará
    Embalada pela ótima campanha no Campeonato Cearense, a torcida do Ceará compareceu em maior número do que a do Fortaleza à Arena Castelão.
  • o destaque
    Corrêa
    O volante correu, lutou e comandou o Fortaleza. Foi dele o início da jogada que rendeu o gol de empate do Tricolor do Pici contra o Ceará.
  • quase perfeito
    Luís Carlos
    O goleiro alvinegro fez grandes defesas. Na melhor delas, salvou em dois tempos um gol do Fortaleza quando o placar apontava 0 a 0.
Foi indiscutivelmente mais emocionante que o último o Clássico-Rei pelo Nordestão, ainda em 2010, quando o Ceará venceu mas foi ofuscado pela Copa do Mundo da África. Um passo em falso nesta quarta-feira teria consequências ruins para Dado Cavalcanti e Nedo Xavier, que ainda moldam suas equipes na temporada. Um acerto seria heroico. Com gramado vistoso e presença da taça almejada por 20 clubes, Magno Alves e Vinícius Hess neutralizaram os ânimos e colocaram 1 a 1 no placar da Arena Castelão, pela primeira rodada da Copa do Nordeste.
Agora são três placares iguais entre as equipes, duas vitórias do Vovô e uma do Leão pela competição regional. No fim, o Fortaleza, que pressionou mais principalmente na primeira etapa, teve o treinador expulso. Os dois times cearenses somam apenas um ponto e ficam no meio da tabela. O River-PI tem três pontos no Grupo D, após a vitória diante do Botafogo-PB na terça-feira. Os paraibanos estão na lanterna.
Na segunda rodada da Copa do Nordeste, o Fortaleza duela com o Botafogo-PB na próxima terça-feira, às 21h45 (horário local), na Arena Castelão. O Ceará vai ao Albertão para enfrentar o River-PI na quarta, às 21h20. Antes disso, pelo Campeonato Cearense, o Leão do Pici entra em campo no próximo sábado, contra o Icasa, às 18h45, no Presidente Vargas, pela oitava rodada. O Vovô vai ao Domingão, em Horizonte, encontrar o Guarani de Juazeiro no domingo, às 16 horas, pela mesma rodada.
Ceará x Fortaleza (Foto: Kiko Silva/Agência Diário)Com apoio de William, Magno Alves marcou gol do Ceará (Foto: Kiko Silva/Agência Diário)
Ceará e Fortaleza alternam bons momentos
Movimentação, nervosismo, ações no meio-campo e muitas faltas. Ceará e Fortaleza começaram equilibrados, com as melhores oportunidades aparecendo na bola parada. Deola e Luís Carlos foram solicitados e resolveram. Mas, no desenvolver do primeiro tempo, o Leão passou a ser mais agressivo. Pio, Corrêa, Lúcio Maranhão, em impedimento mal marcado, estiveram perto de abrir o placar. O goleiro alvinegro estava lá para impedir. Não à toa pode ser considerado o destaque do time de Dado na primeira etapa.
Nas arquibancadas, a torcida tricolor, menor se comparada à do rival, se agigantava. No banco de reservas, Nedo Xavier gritava, orientava e se exaltava. Foi advertido. Dado Cavalcanti observava, também inquieto. Nos minutos finais, a situação se inverteu. O Vovô, que vinha sendo mais pressionado, avançou. Com Wescley e depois em chute cruzado de Assisinho, que quase encontrou Magno Alves na área, o Alvinegro fez a sua torcida dar a resposta. Retrato de um jogo imprevisível.
Ceará x Fortaleza (Foto: Kid Júnior/ Agência Diário)Com passe de Uilliam, Vinicius Hess acertou chutaço para empatar (Foto: Kid Júnior/ Agência Diário)
Magno Alves e Vinicius Hess decisivos
Buscando dar mais ofensividade à equipe, Dado Cavalcanti promoveu a entrada de Marinho, que vem fazendo boas partidas pelo Campeonato Cearense, no lugar de Eloir. De fato, o Vovô voltou com mais posse de bola, mas muita carência na criação. O Leão do Pici, então, cresceu na partida. Com Genilson e Wanderson, levou perigo à meta adversária. João Marcos, Marinho, Charles, do Vovô, e Genilson e Corrêa, do Fortaleza, receberam amarelos em sequência. Nervosimo dentro e fora de campo.
Enquanto Nedo mantinha o time igual, Dado fez a segunda substituição: a estreia de William no lugar de Assisinho, apagado na partida. Decisivo, foi de William o toque para Magno Alves colocar o Alvinegro em vantagem. O Vovô ainda comemorava quando o Fortaleza empatou. Vinicius Hess marcou, após participações precisas de Corrêa e Uilliam. Com resultado igual, as duas equipes passaram a jogar mais abertas. Nedo Xavier ainda deixou o gramado, expulso. Apito final: um ponto para cada lado.
FONTE: GLOBO