terça-feira, 11 de novembro de 2014

Ainda sem brasileiros, Libertadores 2015 já conta com 20 classificados

Defensor e Bolívar, semifinalistas deste ano, não se classificam, assim como Peñarol, figura carimbada no torneio. Velhos conhecidos River Plate e Colo-Colo estão de volta

Por 
Rio de Janeiro
Tabela Clubes Libertadores 2015 (Foto: GloboEsporte.com)
A Libertadores de 2015 já bate a porta. Em menos de um mês, mais precisamente no dia 2 de dezembro, a Conmebol vai sortear os grupos do principal torneio da América do Sul. E o Brasil é o único dos 11 países do continente representados que até agora não tem nenhum clube garantido na competição, marcada para começar no dia 4 de fevereiro. Até o momento, são 20 os confirmados entre os 38 participantes (seis serão eliminados antes da fase de grupos).
Embora Cruzeiro e Atlético-MG estejam na final da Copa do Brasil e simultaneamente no G-4 do Campeonato Brasileiro, nenhum dos dois garantiu ainda a classificação matemática. A Raposa tem 99%, e o Galo, 63%, segundo cálculos do matemático Tristão Garcia. Além deles, São Paulo (97%), Internacional (43%), Grêmio (40%), Corinthians (37%) e Fluminense (21%) são os outros postulantes do país.
Enquanto isso, os vizinhos sul-americanos já conhecem boa parte dos postulantes ao título da próxima edição: quatro da Argentina, Bolívia, Uruguai e Venezuela; dois do Peru; além de um do Chile, Colômbia, Equador, México e Paraguai. Chama a atenção o fato de dois semifinalistas da competição deste ano ficarem fora da próxima edição: o Bolívar, da Bolívia, e o Defensor, do Uruguai. Outra ausência de peso vem do país celeste: o Peñarol, cinco vezes campeão do torneio entre os anos 60 e 80 e vice em 2011, não se classificou, o que não acontecia desde 2010. Em compensação, o torneio terá a volta de dois velhos conhecidos: o argentino River Plate, fora desde de 2009, e o Colo-Colo, que não disputa desde 2011.
A Argentina já conhece quatro de seus seis clubes: além do River - vencedor do Torneio Final e que vive grande fase ao sustentar uma invencibilidade de 31 partidas -, o San Lorenzo vai defender o título continental, e o Boca Juniors ao menos a última vaga do país já assegurou como o melhor hermano na Copa Sul-Americana - os xeneizes estão na semifinal com o River, qualificado pelo torneio nacional. O Vélez Sarsfield entra por ser o melhor time na tabela agregada nos dois turnos do campeonato local de 2013/2014.
Teo Gutiérrez River Plate (Foto: AP)O colombiano Teo Gutiérrez é uma das estrelas do River Plate, de volta à Libertadores em 2015 (Foto: AP)

Os representantes uruguaios serão o Danubio, campeão nacional, o Montevideo Wanderers, que foi o vice, e o Nacional, melhor colocado na classificação após os finalistas. Já os bolivianos na disputa serão o Universitário, ganhador do Torneio Clausura, o San José, vice, e o The Strongest, terceiro colocado. E os venezuelanos serão o Mineros de Guayana, ganhador do Torneio Apertura, o Zamora, vencedor do Torneio Clausura, e o Deportivo Táchira, melhor colocado na tabela acumulada.
Mais alguns campeões nacionais que vão para a Libertadores são Nacional de Medellín (Colômbia), Libertad (Paraguai), Emelec (Equador) e Juan Aurich (Peru). Já outras vagas foram adquiridas por meio de competições paralelas: o peruano Alianza Lima, ganhador do Torneio do Inca, e o mexicano Morelia, vencedor da Super Copa do México.
Confira as datas da Libertadores 2015:
Pré-Libertadores: 4 a 11 de fevereiro
Fase de grupos: 18 de fevereiro a 22 de abril
Oitavas de final: 29 de abril a 13 de maio
Quartas de final: 20 a 27 de maio
Semifinais: 15 a 22 de julho
Finais: 29 a 5 de agosto

fonte: globo