Após inquérito, Ministério Público conclui que trocas e vantagens financeiras para funcionários, feitas por outros clubes, foram determinantes na escalação do jogador
O Ministério Público confirmou que a Portuguesa escalou o meia Héverton, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, em troca de vantagens para funcionários do clube, segundo o "Estado de S. Paulo". Favores financeiros foram determinantes na escalação do meia, que estava suspenso para a partida, mas entrou em campo, e, como punição, a Portuguesa perdeu quatro pontos, sendo rebaixada para a Série B. Visto o cenário, a Lusa, que precisava de recursos financeiros, vendeu sua vaga na primeira divisão, e o MP agora busca para quem o time paulista 'cedeu' a vaga.
Com provas consistentes, o MP de São Paulo afirmou que seis funcionários do clube paulista sabiam do acordo, além da Portuguesa saber do julgamento. Conversas no sábado e no domingo anterior que Héverton entrou em campo, entre o advogado do clube e o departamento jurídico, foram descobertas pelo órgão.
De acordo com o Ministério Público, os funcionários prepararam uma pasta como de costume, com os suspensos e lesionados, mas este documento excluia Héverton da lista de suspensos. A pasta foi entregue ao técnico Guto Ferreira e no segundo tempo da partida contra o Grêmio, no Canindé, o meia entrou em campo. A escalação resultou na perda de quatro pontos para a Portuguesa, e o Fluminense, que estava rebaixado, conseguiu ficar na Série A.
O próximo passo da investigação é descobrir os valores da fraude. O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) já quebrou o sigilo bancário dos funcionários da Lusa. Valores entre R$ 4 milhões e R$ 20 milhões são estipulados pelo Ministério Público.
Suspeitos, Flamengo e Fluminense são os principais alvos da investigação. Os dois clubes se salvaram, já que o Rubro-Negro também escalou André Santos de forma irregular, e o Tricolor já estava matematicamente rebaixado.
Vale lembrar que ainda faltando quatro rodadas para o fim da Série B deste ano, a Portuguesa já se encontra novamente rebaixada, desta vez para a Série C.
FONTE: LANCE