sexta-feira, 28 de novembro de 2014

"Novo Diego Costa", brasileiro faz sucesso na Espanha e quer Seleção

Jonathas, artilheiro do Elche na temporada com seis gols, vê similaridade com craque do Chelsea: "Temos a cabeça quente". No entanto, quer brilhar vestindo a amarelinha

Por 
Elche, Espanha
Goleador, forte e temperamental. As palavras poderiam facilmente descrever Diego Costa, craque do Chelsea e ex-Atlético de Madrid. Só que atualmente, na Espanha, têm sido mais atribuídas a outro jogador: Jonathas, brasileiro, 25 anos. O atacante do Elche já marcou seis gols no Campeonato Espanhol, e seu estilo tem chamado a atenção da mídia espanhola, que o compara com o famoso jogador, hoje naturalizado e centroavante da seleção do país.


O jeitão vem desde pequeno, quando entrou no Cruzeiro, aos 10 anos de idade. Com 1,90m, Jonathas era o mesmo menino briguento, dentro e fora de campo. Sua infância, em Betim (MG), foi um pouco conturbada, como ele mesmo descreve, e influenciou sua forma de ser. Quando nasceu, o atleta foi adotado por Dona Olívia, uma conhecida de sua mãe, porque a família biológica não tinha condições de criá-lo. Falecida há dois anos, sua mãe de criação não conseguiu ver de perto o sucesso do filho, mas ainda é um dos principais incentivos para o que Jonathas tem conseguido dentro de campo.

- Eu sinto muita falta dela. Sou muito grato por tudo o que fez por mim, desde quando me levou em um campo de futebol pela primeira vez até o apoio que me deu para sair do Brasil. Talvez nada disso estivesse acontecendo na minha vida agora se não fosse por ela.

A saída do país natal foi precoce. Recém campeão da Copa São Paulo de 2007 pelo Cruzeiro, ele recebeu uma proposta do AZ Alkmaar, fez as malas e foi jogar na Holanda. De lá, passou por quatro clubes menores na Itália, até chegar ao Elche no início desta temporada. Depois de passear pela Europa, ele parece ter encontrado seu caminho. Atualmente é o segundo brasileiro com mais gols no Espanhol, empatado com Léo Baptistão, do Rayo Vallecano, e atrás somente de Neymar.

- O pessoal tem me comparado com o Diego Costa mesmo. Tem gente no clube que já trabalhou no Atlético e diz que somos muito parecidos dentro e fora de campo. Muito "cabeça quente". Me irrito com coisas que não deveria, mas isso também me ajuda a chegar mais perto da perfeição no que busco.

Jonathas, o novo Diego Costa (Foto: Cassio Barco)Jonathas, o novo Diego Costa (Foto: Cassio Barco)

Embora se descreva como "um cara bem chato", Jonathas vive um momento de paz e evolução nessa parte. A estabilidade na vida pessoal influencia bastante. Agora, além da esposa Camila e da sogra Sônia, ele vive também com um dos melhores amigos, Bruno, com quem jogou nas categorias de base do Cruzeiro.

- Esse daí tem jeito mais esquentado porque é muito competitivo. Se um dia receber uma chance na Seleção, agarra e não solta nunca mais - aposta Bruno, que deixou a academia que montou em Belo Horizonte para morar na Espanha e treinar o amigo diariamente - o Elche treina somente em um período e os dois fazem complementos por conta própria pela tarde.

A obsessão de Jonathas pelo sucesso é grande. Guardadas as devidas proporções, lembra craques como Cristiano Ronaldo. Assim como o português, quando volta para casa sem marcar gols, o brasileiro diz que fica sem comer, dormir, e admite que acaba até descontando para cima da família e dos amigos. Se pudesse aceleraria tudo tudo para alcançar seu sonho, que é um pouco diferente do caminho que tomou seu espelho, Diego Costa.

Jonathas, o novo Diego Costa (Foto: Cassio Barco)Jonathas aproveita a rotina em Elche (Foto: Cassio Barco)
- Meu sonho mesmo é o Brasil, jogar com a Seleção. Estou trabalhando forte. Sei que primeiro tenho que me destacar aqui na Espanha para um dia ter uma oportunidade.

Enquanto busca sua próxima grande meta, Jonathas ainda comemora a última vitória conquistada, que descreve com a maior de sua vida. O jogador se tornou pai de uma menina, há dois meses. A mais nova moradora da casa tem o ajudado a se concentrar e se manter mais calmo - embora a ideia de ver a filha o namorar, mesmo ainda tão cedo, já comece a mexer com ele mais uma vez: "Esse genro vai olhar pra mim e dar meia volta", brinca.

Alice entrou no gramado no último jogo do Elche nos braços do pai. Em campo, Jonathas foi o autor do gol de empate no 2 a 2 contra o Córdoba, ainda que a noite não tenha sido de tanta festa, e sim de passar em claro de novo, já que o atacante não se perdoou por ter perdido um pênalti no início do jogo. Nesta sexta-feira, ele terá outra chance de mostrar seu valor, para a torcida do Elche, para Alice, e para Dunga. Jonathas está escalado para o jogo contra o Real Sociedad, fora de casa, pela 13ª rodada do Espanhol.

Jonathas, o novo Diego Costa (Foto: Cassio Barco)Jonathas com a filha Alice e a família (Foto: Cassio Barco)FONTE: GLOBO