quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Técnico da Itália critica individualismo de clubes e dispara: "Estou sozinho"

Antonio Conte desabafa sobre postura equipes quanto ao uso de jogadores no time nacional e se irrita com obsessão da imprensa sobre Balotelli: "Ridículo e absurdo"

Por 
Gênova, Itália
Antonio Conte Itália (Foto: Reuters)Antonio Conte: desabafo em entrevista coletiva (Foto: Reuters)
Sem receio de causar polêmica, Antonio Conte desabafou após a vitória da Itália sobre a Albânia por 1 a 0, na última terça-feira. A boa campanha no comando da Azzurra não fez o treinador esquecer questões que vêm o incomodando, como o individualismo dos clubes italianos quanto ao uso dos jogadores, diante do temor por lesões ou desgaste excessivo. Para Conte, é preciso união diante de um momento delicado que vive o futebol local.
- Vocês sabem muito bem que eu não me seguro quando tenho algo a dizer. Depois de seis jogos, em que vencemos cinco e empatamos um, algumas pessoas escondem suas caras na areia e não querem ver o que é óbvio. Há trabalho a ser feito em um momento muito, muito difícil para o futebol italiano. Mais difícil do que eu esperava, já que, honestamente, esperava maior participação de todos. Vejo pouco desejo de colaborar com a seleção - disse o técnico.
Conte afirmou que, depois de viver anos como treinador de uma equipe de grande importância, o Juventus, hoje enxerga o quanto é ruim para a seleção os encontros casuais entre técnico e jogadores e por períodos curtos, de "no máximo oito ou nove dias no mês". 
- Me pediram para fazer um grande trabalho e transformar o time da Itália. Então, me deem a chance. Me coloquem em condições de alcançar isso. Temos que trabalhar para nos classificarmos para a Euro e, naquele mês, criar um time sólido. Em um dia e meio, nos preparamos contra um bom time da Albânia, que venceu Portugal e empatou com a França. Não estou zangado com ninguém em particular. Apenas sinto que, depois de três meses de trabalho, minha terceira convocação, estou começando a ter uma ideia clara da situação. 
Para o comandante da Azzurra, a equipe nacional já não tem a mesma importância para alguns clubes. Por isso, Conte pediu que mostrem mais "amor pela seleção", depois de uma nova eliminação precoce na fase de grupos da Copa do Mundo.

- Todos dizem que precisamos fazer isso ou aquilo para o futebol italiano, mas quando olho em volta, estou sozinho! Quando vamos mostrar amor pela seleção? Mas todos dizem "oh, ele não pode jogar, ele tem que fazer isso, tem que fazer aquilo". Me pedem para gerar um time com determinação, organização, união em oito ou nove dias. E as pessoas zombam de nós nestes dias. 

Irritação com tema Balotelli
Outro motivo de irritação para Antonio Conte foi uma pergunta sobre Mario Balotelli, ausente da lista de convocados para os duelos deste mês. O treinador chamou de "ridículo" o interesse constante da imprensa no atacante do Liverpool.

- Continuamos falando sobre Balotelli. Com todos os problemas que temos no futebol italiano, continuamos falando sobre Balotelli ir a uma boate ou não. Eu acho isso ridículo e absurdo. E, com tudo isso, o time tem cinco vitórias e um empate. Nos vença. Vamos ver vocês nos vencerem

fonte: globo