O ano que se finda merece ser avaliado no que diz respeito ao futebol do nosso Estado. A princípio, através da campanha apresentada pelo América de Natal-RN, em todo o desenrolar da Série A - elite brasileira, nas últimas décadas.
O alvirrubro não conseguiu reeditar a excelente performance de 2006, quando conquistou, com galhardia, uma das vagas para a sua participação no citado grupo.
Em conversa com amigos que integram a alta cúpula diretiva americana, escutei a justificativa de que houve falhas no planejamento, principalmente no tocante a contratação de atletas, que na sua maioria, não justificaram o montante investido ao longo da competição.
O certo é que, o nosso representante teve como castigo maior o rebaixamento para a Série B, a ser disputada no ano que chega.Por outro lado, o ABC Futebol Clube, além de conquistar o título de campeão estadual da temporada, diante do próprio América, galgou a sua ascensão nacional, juntando-se ao arqui-rival, na disputa da Série B, bem como assegurar duas vagas para a Série C, que deverão ser preenchidas por duas das demais equipes participantes do 35º Campeonato Estadual de futebol, que terá sua largada no dia 12 de janeiro.
No tocante ao futebol mossoroense, o Baraúnas conquistou o bicampeonato da Copa RN, o que assegura o direito de participar da Copa do Brasil, versão 2008. Conquista que redundou numa cobrança bem maior da imensa nação leonina, que almeja alcançar novos patamares, desta feita, em amplitude de maior destaque.
O Potiguar, por sua vez, buscou de todas as formas, a reconquista da hegemonia do futebol local, inclusive investindo forte, na formação do elenco alvirrubro, entretanto sem obter condições de colher os frutos desejados.
Por fim, resta-nos aguardar a largada das atividades futebolísticas, a partir das disputas do Campeonato Estadual, para que se possa ter uma noção mais acurada, de como o nosso Estado e a nossa cidade se comportarão no desenrolar da competição.Pelo menos, esta é a nossa opinião.
Fonte: OLISMAR LIMA - Colaborador da GAZETA DO OESTE
