segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Saiba tudo sobre o Paulistão 2008


Pouca gente seria capaz de imaginar que São Caetano e Bragantino estariam entre os quatro semifinalistas do Paulistão do ano passado, que acabou tendo o Santos como o grande campeão. Mas assim costuma ser o campeonato estadual mais disputado do país: ano após ano, é comum ver um ou outro time do interior pregando peças nos quatro grandes e chegando entre os primeiros colocados.
Este ano, no entanto, os gigantes não parecem dispostos a dar brechas para as equipes de menor investimento, na competição começa neste 16 de janeiro e vai até 4 de maio, com cobertura completa do GLOBOESPORTE.COM. Aqui, você acompanha todas as rodadas em Tempo Real e fica por dentro das notícias dos clubes, da classificação, da tabela de jogos e da artilharia na nossa página do Campeonato Paulista.
REGULAMENTO

Os 20 times se enfrentam em jogos só de ida. Os quatro mais bem colocados vão para o mata-mata.
Na semifinal (1º x 4º; 2º x 3º) e na final, há vantagem do empate para o time de melhor campanha.
Os quatro últimos colocados serão rebaixados.



Entre os grandes, o São Paulo, campeão brasileiro com sobras em 2007, aparece como o time a ser batido. O clube buscou na Itália o atacante Adriano, trouxe Joílson e Juninho do Botafogo e repatriou da França o volante Fábio Santos, que estava no Lyon. Porém, perdeu Leandro para o futebol japonês e ainda pode ficar sem Aloísio, com proposta dos Emirados Árades. O time comandado por Muricy Ramalho é, teoricamente, o mais forte candidato a levantar o caneco.
Atual bicampeão paulista, o Santos perdeu o técnico Vanderlei Luxemburgo para o Palmeiras. Emerson Leão foi contratado para dirigir o time pela terceira vez na carreira. A equipe é quase a mesma que terminou o Brasileirão do ano passado na terceira posição e garantiu vaga na Taça Libertadores. As perdas mais sentidas foram a do lateral-direito Alessandro para o Corinthians, e a do atacante Marcos Aurélio, que não chegou a um acordo financeiro para permanecer no clube. O Peixe, todavia, foi econômico nos reforços até agora. Trouxe apenas o volante Marcinho Guerreiro, que estava na Ucrânia, e o zagueiro Betão, ex-Corinthians. Leão segue à espera de nomes de mais expressão, como os dos são-paulinos Hugo, Souza e Diego Tardelli.
O Palmeiras não sente o gostinho de ser campeão estadual desde 1996. Para mudar este quadro, o time vem com novidades em relação à temporada passada. A começar pelo comando técnico, com Vanderlei Luxemburgo no lugar de Caio Jr. Dentro de campo, Alex Mineiro, Élder Granja e Diego Souza chegam para ser titulares absolutos. Valdivia, o maestro da equipe, foi mantido, ao contrário de Edmundo e Paulo Sérgio, dispensados. O time, contudo, não poderá jogar no Palestra Itália nas sete primeiras rodadas, pois o gramado está sendo reformado. A casa alviverde neste período será a Arena Barueri, que fica a 25km da capital.
Reformulado mesmo vem o Corinthians. Disposto a apagar a péssima impressão deixada após o rebaixamento para a Série B do Brasileirão, o Timão trocou de técnico e contratou 12 reforços, mais que um time completo. Mano Menezes assumiu o comando da equipe e dispensou Betão, Fábio Braz, Gustavo Nery, Arce, Zelão e Clodoaldo, entre outros. Dos contratados, destaque para o uruguaio Acosta, autor de 19 gols no Brasileiro do ano passado pelo Náutico. Outro gringo que vai reforçar o ataque é o argentino Herrera, que disputou o Brasileiro de 2006 pelo Grêmio. Também chegaram os zagueiros Chicão, ex-Figueirense, e Suárez, chileno contratado ao Unión San Felipe. Para o meio, a principal novidade é o volante Perdigão, ex-Vasco.
O Paulistão 2008 támbém marca a volta de dois dos times mais tradicionais do estado: Portuguesa e Guarani retornam à elite depois de terem disputado a Série A2 no ano passado. Com eles sobem também Rio Preto e Mirassol. Entre os times de menor investimento, as principais expectativas giram em torno do São Caetano, atual vice-campeão estadual, e do Bragantino, campeão brasileiro da Série C em 2007. Nas equipes menores também vão desfilar várias figurinhas carimbadas: Vampeta no Juventus, Galeano no Sertãozinho, Doriva no Mirassol, Alberto no Barueri...