quarta-feira, 25 de maio de 2011

BBC afirma: Fifa impede divulgação de documentos contra Teixeira

Ricardo Teixeira e João Havelange são acusados pela rede britânica de envolvimento em corrupção


João Havelange e Ricardo Teixeira
João Havelange e Ricardo Teixeira acusados de corrupção


O site da BBC Brasil informou que a Fifa está impedindo o programa de TV Panorama, da emissora britânica, de divulgar documentos que revelam a identidade dos dois dirigentes da entidade acusados de corrupção. Segundo a BBC, um dos envolvidos é o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que é integrante do Comitê Executivo da Fifa, e outro é João Havelange, ex-presidente da entidade internacional.

MAIS

- Fifa não contestou acusações de suborno nos anos 90
- BBC: Teixeira e Havelange fizeram acordo para escapar de processo por propina
- Blatter recusa convite para depor no Parlamento inglês

Os britânicos afirmam que ambos foram obrigados a devolver dinheiro recebido de propinas durante a década de 90. O montante - que poderia chegar a R$ 162 milhões - foi pago pela empresa suíça de marketing ISL, que comercializava direitos de televisão e anúncios durante a Copa do Mundo e foi à falência em 2001. A Fifa estaria retardando a liberação dos documentos para que ela não ocorra antes das eleições da entidade.

Segundo programa veiculado pela BBC, Texeira e Havelange teriam feito um acordo na Justiça suíça em que concordaram em pagar uma multa de cerca de R$ 8,9 milhões para escapar de processo, aberto após a falência da ISL no início da década de 2000. A legislação suíça proíbe a divulgação de detalhes de acordos judiciais, mas um promotor da cidade de Zug quebrou esse sigilo.

fonte: lance