sábado, 28 de maio de 2011

Em evento, Orlando Silva diz que São Paulo precisa ‘acordar’ para a Copa

Ministro do Esporte classifica como lamentável fato de maior cidade no país estar fora da Copa das Confederações, em 2013

Por Julyana Travaglia São Paulo

Orlando Silva Júnior, ministro do esporte, lamentou o fato de São Paulo ter sido excluída da Copa das Confederações de 2013, evento que é usado como teste para o Mundial, a ser realizado no ano seguinte. Durante entrevista coletiva, depois de participar do Fórum Nacional do Esporte, em São Paulo, Silva Júnior disse que as autoridades precisam se mobilizar para não correrem o risco de perder a Copa do Mundo.

Na última sexta-feira, a Fifa oficializou a exclusão de São Paulo e Natal do evento que antecede a Copa do Mundo de 2014. No caso da capital paulista, a alegação foi de que as obras do estádio que abrigará os jogos na cidade está muito atrasada. O Fielzão, estádio que deve receber o Mundial, começará o processo de terraplanagem na segunda-feira. O anúncio foi feito pela diretoria do Corinthians logo depois da divulgação da decisão da entidade máxima do futebol mundial. Além da exclusão, a Fifa definiu que o Rio de Janeiro receberá o centro de mídia da Copa do Mundo de 2014.

- Fiquei um pouco triste e lamentei a ausência de São Paulo na Copa das Confederações. O anúncio da Fifa é grave porque a maior cidade do Brasil deve ter um papel de destaque na Copa das Confederações. É um mau sinal de que a demanda da Fifa está aquém do necessário. São Paulo tem de aprender com o fato lamentável, trabalhar mais rápido, acordar e preparar um estádio para o Mundial – disse o ministro que, mesmo ainda se recuperando de uma cirurgia no tornozelo direito, compareceu ao evento de cadeira de rodas.

O FNE, evento organizado na capital paulista para discutir gestão no esporte, tinha previsto também como convidados o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab. Ambos não compareceram alegando motivos pessoais.

- Espero que esses dois fatos, da saída do centro de mídia e principalmente da exclusão da Copa das Confederações, sirvam de aprendizados para São Paulo para que as obras possam andar mais rápido. Não é possível que outras 11 sedes consigam e a maior cidade do Brasil não. E é importante dizer: o estádio de São Paulo é responsabilidade das autoridades locais e não do Corinthians – completou.

Apesar de ter criticado as autoridades de São Paulo, Silva Júnior ponderou durante toda a coletiva que Geraldo Alckmin, com apenas cinco meses no cargo de governador, tem se empenhado em ajudar no desenvolvimento da infraestrutura da cidade.

- São Paulo vai perder um evneto que traz incentivos e gera emprego na cidade. O local é que tem de estudar o mecanismo para realizar a engenharia financeira. Tem de trabalhar mais. O Geraldo tem boas inteções, está empenhado, mas herdou a inércia do governo anterior. Mas essa é a realidade. Vai ter de entrar, se juntar com a prefeitura para São Paulo estar no Mundial de 2014.

Embora tenha feito duras críticas aos atrasos na capital paulista, o ministro afirmou que acredita que o Fielzão estará na Copa de 2014.

- O Andrés (Sanches, presidente do Corinthians) falou que vai começar em breve a obra do estádio. Confio que São Paulo vai participar da Copa com destaque.

fonte: globo