sexta-feira, 20 de maio de 2011

Brasileirão Quarentão: Zé do Rádio, 'o torcedor chato', faz Zagallo rebolar

Símbolo do Sport revive histórias ao pé do ouvido com treinadores, na Ilha do Retiro, ao longo das últimas décadas e sonha abraçar o Velho Lobo

Por SporTV.com Recife

Ele mesmo se define como chato. E não há ninguém que ouse lhe tirar esse rótulo. Muitos treinadores do futebol brasileiro, aliás, assinam embaixo por já terem sofrido pelas mãos, ou melhor, pelos gritos desse torcedor do Sport. O Zé do Rádio, dessa vez, conta junto a Zagallo uma história que ficou marcada na vida dos dois e virou até literatura de cordel.

A quarta reportagem da série "Brasileirão Quarentão", exibida pelo SporTV News como forma de homenagem a principal competição nacional, que começa neste sábado, dá voz a este pernambucano, que, com seu enorme rádio no ouvido, já faz parte do folclore.

Em 1999, o Velho Lobo comandava a Portuguesa. De tanto ouvir o insistente pedido para que "mexesse", deu uma rebolada na frente da arquibancada da Ilha do Retiro e arrancou risadas.

Acesse o vídeo acima e confira a matéria completa!

- Eu mexia (o quadril) e olhava para trás: mas ele queria que eu mexesse no time, né… - diverte-se Zagallo, fazendo a pose novamente, doze anos depois.

O carinho do Zé do Rádio pelo tetracampeão foi traduzido, posteriormente, em um verso:

Zagallo (Foto: Reprodução SporTV)
Zagallo, hoje, aos 79 anos (Foto:Reprodução SporTV)

"É claro, muito queixume
Aconteceu com certeza
No ano de 1999
No jogo contra a Portuguesa
Zagallo quase morreu
e quis virar a mesa"

- Meu sonho é, um dia, conhecer e abraçar Zagallo. E agradecer tudo o que ele fez pra minha família - comenta o "chato" rubro-negro.

Mas não é só o Velho Lobo que foi lembrado. Outros ex-comandantes da Seleção já tiveram de suportar - e até perderam a paciência - o tal rádio e a gritaria.

- Felipão chegou ao ponto de chamar a polícia pra me colocar para fora da Ilha do Retiro. Disse que o rádio estava incomodando o trabalho dele. Já me falaram que eu ia ser preso porque Antonio Lopes é delegado. E eu sou ladrão?

Até Vanderlei Luxemburgo foi alvo. E, segundo Zé, levava na brincadeira.

Nesta sexta-feira, confira a última reportagem da série no SporTV News, que contará uma história envolvendo o falecido técnico Telê Santana, em 1971. Para conferir as três anteriores, clique aqui para acessar a página de vídeos do programa.

FONTE: GLOBO