sexta-feira, 27 de maio de 2011

Scooby, Shrek, 'Touro Bravo'.. Conheça o Manchester na intimidade

Lateral brasileiro Fábio revela apelidos e define companheiros do finalista da Liga em poucas palavras. Ferdinand, Nani e Vidic são algumas das vítimas

Por Victor Canedo Rio de Janeiro

Com representantes da Coreia do Sul ao Equador, com escala em Sérvia, Bulgária e México, é natural que o Manchester United tenha em seu elenco jogadores com culturas e manias muito diferentes. Isso se reflete em apelidos e todo um rico folclore em torno do ambiente nos vestiários e treinamentos.

Ao entrar em campo neste sábado, contra o Barcelona, às 15h45m (de Brasília), em Wembley, os Diabos Vermelhos terão provavelmente um Scooby-Doo, um Shrek, um Sorridente, um "coroa", um "mineirinho" e um "touro bravo" alinhados para ouvir o tradicional hino da Champions. Sem contar com Zangado, um "relaxadão" e mesmo um "pentelho", presenças quase garantidas no banco de reservas.

apelidos manchester (Foto: ArteEsporte / Cláudio Roberto)'
Touro Bravo', 'Zangado', 'Scooby-Doo', 'Shrek' e o 'Sorridente' são alguns dos destaques do Manchester United, finalista da Liga dos Campeões contra o Barcelona, no sábado (Foto: ArteEsporte / Cláudio Roberto)

Em entrevista descontraída, o lateral-direito Fábio revelou como se comporta cada um dos destaques da equipe comandada pelo Desbocado, ops, por Alex Ferguson. Bem-humorado, o brasileiro não poupou nem o irmão gêmeo Rafael, tampouco ele mesmo. Confira abaixo e descubra quem é quem:

Van der Sar (goleiro) – O mais experiente do grupo (tem 40 anos), é tranquilo e centrado.

Rafael (lateral-direito) – Meu irmão é meio Zangado, todo mundo o vê como o nervoso, explode fácil. Mas aqui em casa só quer brincar, parece que tem 10 anos.

Fábio (lateral-direito) – Também estou sempre sorrindo, não sei o que acontece comigo. Erro um passe e estou rindo, entrego a paçoca e estou rindo.

Patrice Evra (lateral-esquerdo) – Aquele que quer sempre ser o perfeito, o perfeccionista.

ferdinand manchester united (Foto: Getty Images)
Rio Ferdinand, o zagueiro 'Scooby-Doo' (Foto: Getty)

Nemanja Vidic (zagueiro) – Esse aí é um touro bravo. Ninguem merece ter no elenco, não (risos). Muda o temperamento, às vezes está sorrindo, às vezes está nervoso, querendo te bater. Um dia está feliz e no outro te xingando nos treinos.

Rio Ferdinand (zagueiro) – O Scooby-Doo. Simples assim (risos).

John O’Shea (zagueiro) – É o jogador de xadrez. Adora. Muito inteligente, paciente, estuda sempre o adversário. Pode ser tecnico quando terminar a carreira. Lê bastante.

Michael Carrick (volante) – Quieto como um mineiro, fala muito pouco.

Steven Fletcher (volante) – Gosta de luta, UFC, vê o dia todo, grava, mostra para gente, conhece todos os lutadores brasileiros.

Anderson (meia) – É relaxado demais, não está nem aí para nada, nem arruma o cabelo direito, tranças sempre pra cima nos treinos.

Paul Scholes (meia) – “Inglesão”, no estilo dele, frio. É o observador.

Antonio Valencia (meia) – É quieto, só que gosta de brincar escondido, zoa todo mundo, mas na frente de todos finge que é um cara quietão, frio, gosta de brincar também. Como chegou há pouco tempo, finge que não gosta, quando faz gol nem sorri.

Ryan Giggs (meia) – Experiente, todos os jogadores o veem como o “coroa”, pois ajuda muito os jovens.

Park Ji-Sung (meia) – Como todos da Ásia, está sempre sorrindo. Pode acontecer o que acontecer que ele vai estar com aquele sorrisão no rosto lá.

Nani (meia) – Sempre fazendo brincadeira, sempre rindo, sempre falando dos outros, às vezes não gostam muito porque e até chato demais. É o pentelho da galera.

nani alex ferguson manchester united treino (Foto: agência Reuters)
Nani, o 'Pentelho', brinca com a bola em treino do United observado pelo 'desbocado' Ferguson (Reuters)

Dimitar Berbatov (atacante) – Outro quietão. Só escuto a voz dele quando comemora gol.

Javier 'Chicharito' Hernández (atacante) – É o mexicano. Chegou aqui já agradando todo mundo, o pessoal já conhece o povo mexicano, que está alegre sempre. Outro que pode estar no banco que vai estar feliz. Conquistou o espaço dele assim e na bola, é claro.

Michael Owen (atacante) – Gosta muito de cavalos e fica todo dia apostando e falando sobre corridas.

Wayne Rooney (atacante) – É o Shrek. Às vezes fica nervoso.

Bebe (atacante) – O que todo mundo o zoa no vestiário por ser o calouro, mas é uma pessoa boa. Era sem-teto, viveu cinco anos no orfanato. Não era na rua que morava.

Alex Ferguson (técnico) – Fora de campo ele está sempre ajudando os que precisam, conversando, falando, mas na hora do jogo é um cara rígido demais, xinga todo mundo, não importa quem for, fala palavrão mesmo. É um desbocado (risos). Ele é isso aí. Já viramos jogos no segundo tempo por isso, quando chegou até a chutar uma chuteira no vestiário.

fonte: globo