Membros da comissão técnica recordam visitas de time de Garricnha à Colômbia e técnico ressalta força do Alvinegro mesmo com só dois titulares
O Botafogo poupou quase todo time titular para a partida contra o Santa Fé, nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Engenhão, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, mas nem por isso será tratado com menos respeito pelo adversário que vem da Colômbia. Com as excursões comandadas por Garrincha, na década de 60, ainda na cabeça, a delegação colombiana esteve na noite desta quarta no estádio do jogo para conhecer o gramado e não poupou elogios ao futebol brasileiro em seu discurso.
A equipe de Bogotá fechou a primeira parte do treino para a imprensa para realização de atividades táticas. Bastou a entrada dos jornalistas na pista de atletismo do Engenhão, porém, para que membros da comissão técnica buscassem informações sobre o Botafogo, enquanto os jogadores ainda disputavam um animado rachão. Roupeiros e preparadores físicos perguntavam basicamente a posição no Brasileirão e recordavam passagens pela Colômbia do melhor time da história do Glorioso.
O histórico justifica a precaução do treinador Wilson Gutierrez ao analisar o confronto. Mesmo ciente de que somente Loco Abreu e Antônio Carlos serão os titulares em campo, ele previu dificuldades:
- É uma equipe importante da mesma maneira. Sabemos das características do futebol brasileiro, que conduz bem a bola, com velocidade, e que vai nos atacar. Independentemente de quem esteja em campo, precisamos jogar com precaução para fazermos um bom jogo.
Se o Botafogo vai poupar boa parte da equipe principal, o Santa Fé faz o contrário. Os colombianos vieram ao Brasil somente com 16 jogadores, os principais do elenco, apesar de o clube ter nesta quarta o clássico contra o Milionários pelo Campeonato Colombiano. E é com a zaga titular que Wilson Gutierrez pretende parar sua maior preocupação: Loco Abreu:
- É um jogador que vai muito bem pelo alto. Temos de tratar de evitar que os laterais façam os cruzamentos. De qualquer maneira, teremos um defensor próximo dele e outro na sobra para que não nos complique.
Nem mesmo a provável fraca presença de público faz com que o treinador colombiano mude o discurso de respeito.
- Com estádio vazio ou cheio, o problema está no campo. São duas equipes que jogam bem o futebol com ou sem torcida. Esperamos que as coisas nos saiam bem. Vamos jogar para ganhar, mas um empate é bem-vindo.
No fim da entrevista, entretanto, o tom sério do discurso deu lugar a sorrisos após uma gafe. Perguntado sobre a impressão que tinha tido do Engenhão, Gutierrez olhou para o palco armado para o show de Justin Bieber, no próximo dia 6, e mandou:
- Estava vendo esse palco armado para o Rock in Rio, que é um espetáculo conhecido mundialmente. Espero que todos aproveitem muito.
Ao ser avisado que o espetáculo será do ídolo adolescente americano, ele sorriu e disse:
- Justin Bieber? Ok. Fantástico. No campo, teremos um show de futebol das duas equipes e espero que o Santa Fé seja melhor.
O vencedor do confronto entre Botafogo e Santa Fé encara Velez Sarzfield, da Argentina, ou Universidad Católica, da Argentina, nas quartas de final.
fonte: globo