quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Com respeito ao Botafogo e por Loco Abreu, Santa Fé treina no Engenhão

Membros da comissão técnica recordam visitas de time de Garricnha à Colômbia e técnico ressalta força do Alvinegro mesmo com só dois titulares

Por Cahê MotaRio de Janeiro

O Botafogo poupou quase todo time titular para a partida contra o Santa Fé, nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Engenhão, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, mas nem por isso será tratado com menos respeito pelo adversário que vem da Colômbia. Com as excursões comandadas por Garrincha, na década de 60, ainda na cabeça, a delegação colombiana esteve na noite desta quarta no estádio do jogo para conhecer o gramado e não poupou elogios ao futebol brasileiro em seu discurso.

Treino Santa Fé (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Treino do Santa Fé no Engenhão na noite desta quarta-feira (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

A equipe de Bogotá fechou a primeira parte do treino para a imprensa para realização de atividades táticas. Bastou a entrada dos jornalistas na pista de atletismo do Engenhão, porém, para que membros da comissão técnica buscassem informações sobre o Botafogo, enquanto os jogadores ainda disputavam um animado rachão. Roupeiros e preparadores físicos perguntavam basicamente a posição no Brasileirão e recordavam passagens pela Colômbia do melhor time da história do Glorioso.

O histórico justifica a precaução do treinador Wilson Gutierrez ao analisar o confronto. Mesmo ciente de que somente Loco Abreu e Antônio Carlos serão os titulares em campo, ele previu dificuldades:

- É uma equipe importante da mesma maneira. Sabemos das características do futebol brasileiro, que conduz bem a bola, com velocidade, e que vai nos atacar. Independentemente de quem esteja em campo, precisamos jogar com precaução para fazermos um bom jogo.

Temos de tratar de evitar que os laterais façam os cruzamentos. De qualquer maneira, teremos um defensor próximo dele e outro na sobra para que não nos complique."
Wilson Gutierrez, técnico do Santa Fé, sobre cuidados com Loco Abreu

Se o Botafogo vai poupar boa parte da equipe principal, o Santa Fé faz o contrário. Os colombianos vieram ao Brasil somente com 16 jogadores, os principais do elenco, apesar de o clube ter nesta quarta o clássico contra o Milionários pelo Campeonato Colombiano. E é com a zaga titular que Wilson Gutierrez pretende parar sua maior preocupação: Loco Abreu:

- É um jogador que vai muito bem pelo alto. Temos de tratar de evitar que os laterais façam os cruzamentos. De qualquer maneira, teremos um defensor próximo dele e outro na sobra para que não nos complique.

Nem mesmo a provável fraca presença de público faz com que o treinador colombiano mude o discurso de respeito.

- Com estádio vazio ou cheio, o problema está no campo. São duas equipes que jogam bem o futebol com ou sem torcida. Esperamos que as coisas nos saiam bem. Vamos jogar para ganhar, mas um empate é bem-vindo.

No fim da entrevista, entretanto, o tom sério do discurso deu lugar a sorrisos após uma gafe. Perguntado sobre a impressão que tinha tido do Engenhão, Gutierrez olhou para o palco armado para o show de Justin Bieber, no próximo dia 6, e mandou:

- Estava vendo esse palco armado para o Rock in Rio, que é um espetáculo conhecido mundialmente. Espero que todos aproveitem muito.

Ao ser avisado que o espetáculo será do ídolo adolescente americano, ele sorriu e disse:

- Justin Bieber? Ok. Fantástico. No campo, teremos um show de futebol das duas equipes e espero que o Santa Fé seja melhor.

O vencedor do confronto entre Botafogo e Santa Fé encara Velez Sarzfield, da Argentina, ou Universidad Católica, da Argentina, nas quartas de final.

fonte: globo