quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Dia de pioneirismo para deixar o Colorado na história


Em jogo contra o Estudiantes, Inter pode alcançar vários feitos inéditos. Alguns já estão garantidos antes mesmo da final

Magrão disputa bola com Benítez no primeiro jogo
O Inter vai a campo na final da Sul-Americana, às 22h, no Beira-Rio, contra o Estudiantes, por total merecimento. O time gaúcho, embora não tenha priorizado a competição continental em suas etapas iniciais, sempre tratou de valorizá-la. A recompensa vem agora, com o reconhecimento internacional pela campanha que realiza. A chegada à final representa a possibilidade de fazer história. São alguns feitos inéditos já assegurados e outros que não parecem distantes. Um empate no Gigante já garante o caneco.

1) Primeiro brasileiro finalista: O Colorado levou o futebol brasileiro pela primeira vez a uma decisão de Copa Sul-Americana. A competição, amplamente dominada pelos argentinos, teve equipes do Brasil no máximo até as semifinais, como já havia acontecido com o próprio Inter. 2) Possível primeiro brasileiro campeão: Conseqüentemente, o Inter é o primeiro clube brasileiro em condições de conquistar a Sul-Americana.



A competição existe desde 2002. Até agora, são quatro títulos para a Argentina (San Lorenzo, Arsenal e Boca Juniors, duas vezes), um para o Peru (Cienciano) e um para o México (Pachuca). 3) Primeiro jogo no Brasil apenas com associados: Nenhum colorado que não esteja associado ao clube poderá assistir à partida contra o Estudiantes. Todos os ingressos colocados à venda foram adquiridos por sócios, algo inédito no futebol brasileiro.


Até os 2,5 mil torcedores argentinos que estarão no Beira-Rio são associados. Atualmente, o Inter tem pouco menos de 80 mil pessoas contribuindo mensalmente. A idéia é atingir a marca de 100 mil em 2009, quando o clube comemora seu centenário. 4) Primeiro campeão invicto: A Sul-Americana jamais teve um campeão invicto. Pode acontecer com o Inter. Em nove jogos até agora, o time colorado empatou quatro e venceu cinco.


Os cinco triunfos foram justamente as cinco partidas mais recentes, duas contra o Boca Juniors, duas contra o Chivas e a primeira contra o Estudiantes. 5) Primeiro brasileiro a ter todos os títulos internacionais: O Inter está perto de igualar um feito que só o Boca Juniors tem. Pode ser o primeiro brasileiro a conquistar todos os títulos internacionais à disposição no momento.


O Colorado já tem a Libertadores, o Mundial e a Recopa. Falta só a Sul-Americana. Falta só um empate contra o Estudiantes, às 22h, no Beira-Rio.

Conheça mais da história do Inter na Futpédia, a enciclopédia do futebol


fonte: globo