segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Fenerbahçe abre processo contra a Uefa e quer vaga na Champions

‘O caso foi aberto com o pedido de € 45 milhões como compensação por nossa perda financeira com a exclusão’, diz nota oficial do clube turco

Por GLOBOESPORTE.COMIstambul, Turquia

Em nota oficial, o Fenerbahçe anunciou que abriu um processo na Corte Arbitral do Esporte (CAS) contra a Federação Turca de Futebol e a Uefa pelo fato do clube ter sido excluído da Liga dos Campeões 2011/2012. A equipe de Istambul foi punida pelo envolvimento no escândalo de manipulação de resultados.

No processo, o Fener, dos brasileiros Alex e Cristian, pede, através de uma medida provisória, que o clube ganhe seu lugar novamente na Champions – perdido para o Trabzonspor, vice-campeão turco da última temporada.

- O caso foi aberto com o pedido de € 45 milhões como compensação por nossa perda financeira com a exclusão – diz um trecho da nota.

O Fenerbahçe espera que o CAS anuncie sua decisão até a próxima semana. A primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões está marcada para o dia 13 de setembro.

Sobre o escândalo

Entre jogadores, dirigentes e funcionários, incluindo o presidente do Fenerbahçe, Aziz Yildirim, foram presos na Turquia por conta do escândalo de manipulação de resultados em 19 part idas no país. Por conta da investigação, o Campeonato Turco foi adiado em um mês.

Por conta da crise, o Fener chegou a pedir para disputar a segunda divisão, que acabou negado pela federação local. Além disso, o clube vendeu vários jogadores, entre eles, o zagueiro Lugano (PSG) e André Santos (Arsenal).

fonte: globo