Técnico merengue atinge marca na Champions em duelo que pode eliminar ingleses e classificar espanhóis. GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo
Por Agência de notícias e GLOBOESPORTE.COM
Manchester, Inglaterra
5 comentários
saiba mais
A missão é árdua. A matemática joga contra. E o adversário é um gigante europeu. São muitos os percalços, mas o Manchester City tentará suas últimas cartadas para seguir vivo na Liga dos Campeões nesta quarta-feira. Com um dos elencos mais caros da competição, os Citizens receberão o Real Madrid, a partir das 17h45m (de Brasília), no City of Manchester, pelo Grupo D, para não repetir 2011 e evitar nova eliminação precoce. O GLOBOESPORTE.COM transmite o jogaço ao vivo, a partir das 17h10m.
Os rivais também têm lá suas motivações. Basta olhar para as duas últimas apresentações merengues na Champions, quando perdeu uma e empatou outra diante do Borussia Dortmund - resultados que impediram a classificação antecipada às oitavas de final combinados com os jogos entre Ajax e City. Ou então para o banco de reservas, onde estará José Mourinho, que fará o seu 100º jogo no principal torneio do continente.
Mourinho recordista
Aos 49 anos, o treinador português é o mais novo a atingir tal marca na história da Champions e se une a nomes como Alex Ferguson, Carlo Ancelotti, Arsène Wenger e Ottmar Hitzfeld, técnicos com mais de 100 partidas no torneio. Mourinho soma 54 vitórias, 25 empates e 20 derrotas, com 166 gols a favor e 85 contra. Ele conquistou dois títulos: um com o Porto, em 2004, e outro com o Inter de Milão, em 2010.
- Os dois melhores momentos foram as finais que ganhei, que é o que todos queremos. Os dois momentos negativos, são as duas semifinais perdidas nos pênaltis, que doem sempre, com o Real Madrid e com o Chelsea. E há um terceiro momento que estou proibido de comentar - disse, referindo-se à polêmica semifinal contra o Barcelona em 2011.
Enquanto a fase mata-mata ainda é um sonho para o Manchester City, o Real trata a classificação como obrigação. Com sete pontos, em segundo lugar, pode se classificar com uma vitória. Bastaria que o Ajax, terceiro colocado com quatro pontos, não derrotasse o Borussia Dortmund na Amsterdã Arena, em outro confronto da chave, também às 17h45m (de Brasília). Mesmo um empate ainda deixa o time espanhol dependendo de suas próprias forças diante dos holandeses, na última rodada, no dia 4 de dezembro, no estádio Santiago Bernabéu.
As contas do City
Os Citizens, por sua vez, precisam ganhar e de uma combinação de resultados. Como têm apenas dois pontos, Tevez, Agüero, Balotelli e companhia podem atingir no máximo oito, a pontuação atual do líder Borussia Dortmund. O ideal seria que o Ajax vencesse os alemães e na última rodada o Real superasse os holandeses.
O primeiro confronto entre Real e City, que marcou a estreia das duas equipes na competição, foi espetacular. A equipe espanhola venceu de virada por 3 a 2 no estádio Santiago Bernabéu, com dois gols nos últimos cinco minutos da partida.
O Real viajou para Manchester praticamente com força máxima, tendo como desfalques o volante ganês Essien e o atacante argentino Higuaín, além do lateral brasileiro Marcelo, que só deve voltar aos gramados em 2013. O francês Benzema, que fez uma ótima partida no sábado diante do Athletic, deve ser escalado como titular na ponta.
Já o técnico do Manchester City, o italiano Roberto Mancini, conta com a volta do espanhol David Silva, jogador fundamental para a armação das jogadas. Ele também aposta no entrosamento da sua dupla de atacantes argentinos, formada por Aguero e Tévez, que marcaram duas vezes cada na goleada de 5 a 0 sobre o Aston Villa, no sábado.
Confira as prováveis escalações:
Manchester City: Hart, Zabaleta, Kompany, Lescott e Kolarov; David Silva, Yayá Touré, Barry e Nasri; Agüero e Tévez (ou Dzeko). Técnico: Roberto Mancini.
Real Madrid: Casillas, Arbeloa, Pepe, Ramos, Coentrão; Xabi Alonso e Khedira; Di María, Özil e Cristiano Ronaldo; Benzema. Técnico: José Mourinho.
Árbritro: Gianluca Rocchi (ITA).
fonte: globo