Atualmente no Metalist, da Ucrânia, ex-atacante do Inter está em Londres para negociar e pode aparecer no campeão europeu na janela de janeiro
Por Cahê Mota
Londres, Inglaterra
13 comentários
saiba mais
São boas as chances do quarteto brasileiro do Chelsea virar quinteto na janela de inverno do futebol europeu. Taison, do Metalist Kharkiv, da Ucrânia, de 24 anos, está nos planos dos atuais campeões europeus e as negociações já estão em curso para se juntar a David Luiz, Ramires, Oscar e Lucas Piazon ainda na atual temporada, podendo atuar a partir de janeiro. O ex-atacante do Internacional, inclusive, foi liberado por seu clube para viajar a Londres e conversar com dirigentes ingleses.
Caso a negociação tenha um desfecho feliz e breve, Taison poderia se juntar ao elenco do Chelsea já no final da próxima semana, uma vez que a partida contra o Rapid Viena, na quinta-feira, dia 6, pela Liga Europa, é a última do Metalist antes das férias por conta da paralisação de quase três meses no Campeonato Ucraniano. Na última segunda, o jogador marcou um gol na vitória por 5 a 0 de sua equipe sobre o SC Travyria, antes de seguir para o Reino Unido, onde aprofundou as conversas com os Blues, visitou o amigo Oscar e aproveitou para acompanhar o empate por 0 a 0 com o Fulham, no Stamford Bridge.
Na reta final da janela de transferências do verão europeu, o nome do brasileiro já havia sido especulado por jornais ingleses, mas apenas como um plano B diante do interesse por Hulk. Sem alarde, o clube estabeleceu e manteve contatos com Taison, que se intensificaram nos últimos tempos. A chegada em breve de atacantes ao elenco é uma certeza, e o alvo principal é o colombiano Falcao Garcia. Atualmente, o Chelsea conta apenas com Fernando Torres, Daniel Sturridge, Victor Moses e Piazon, que tem apenas 18 anos.
A contratação se torna ainda mais emergencial se for levado em conta o fato de que o jovem brasileiro, com apenas dois jogos pela Copa da Liga entre os profissionais, e Torres podem ser as únicas opções de Rafa Benítez em janeiro. Pouco utilizado, Sturridge tem a saída bastante especulada pela imprensa inglesa, enquanto Moses deve se juntar a seleção da Nigéria para disputa da Copa Africana de Nações.
No Metalist há dois anos e meio, Taison já entrou em campo 69 vezes e marcou 18 gols. O atacante teve início arrasador no Internacional, onde jogou entre os profissionais por três anos, e foi negociado com os ucranianos por R$ 13,4 milhões, em 25 de agosto de 2010. Para contar com o brasileiro, o Chelsea desembolsaria um valor em torno de 12 milhões de libras (cerca de R$ 40 milhões).
No próximo fim de semana, bem distantes um do outro, Chelsea e Taison voltam a campo. Os ingleses encaram o West Ham, sábado, fora de casa, às 11h (de Brasília), pela 15ª rodada da Premier League, enquanto o brasileiro defende o Metalist diante do Metalurh Zaporikhya, também longe de seus domínios, no mesmo dia e horário.
fonte: globo