quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Timão quer R$ 70 mi de patrocínio em 2013 e receita pode bater R$ 330 mi


Clube firmou acordo de R$ 30 milhões com a Caixa Econômica Federal, que vai ocupar apenas o espaço do peito na camisa. LNET! analisa orçamento do clube e faz projeção

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Felipe Bolguese, Marcelo Braga e Rodrigo Vessoni 21/11/2012 - 07:05 São Paulo (SP)
Camisa Corinthians Caixa - Corinthians (Foto: Jorge Aguiar)
Com o acordo de patrocínio master com a Caixa Econômica Federal, o Corinthians deve ter arrecadação recorde na história, até o fim de 2013: cerca de R$ 330 milhões. A maior porcentagem será garantida com os direitos de transmissão de TV, seguidos de patrocínio e publicidade e receita com bilheterias.
Os números consideram ainda a premiação no Mundial de Clubes, no fim deste ano, que varia entre R$ 4 milhões (para o quarto colocado) e R$ 10 milhões (para o campeão).
LANCENET! teve acesso à previsão orçamentária do clube para 2013, que será revisada nesta quarta-feira no Conselho de Orientação (Cori) e divulgada nos próximos dias. Os números beiram R$ 240 milhões, bem mais conservadores do que a projeção do LNET!. Explica-se: na conta alvinegra não entram o Mundial nem o valor obtido com possíveis vendas de atletas e a renda com bilheteria é mais modesta (a previsão no quesito tem sido superada nos últimos anos).
A arrecadação prevista pelo Corinthians só com o uniforme no próximo ano é de cerca de R$ 70 milhões. Na última terça-feira, em evento realizado no Museu do Futebol, Timão e CEF oficializaram a nova parceria. Será, outra vez, o maior contrato de patrocínio do Brasil.
Entrarão R$ 1 milhão em 2012 e R$ 30 milhões em 2013. O acordo já tem renovação programada por mais um ano, com reajustes, até o fim de 2014.
A marca já será estampada no clássico contra o Santos, no próximo sábado. Consequentemente, valerá para a última rodada do Brasileirão, contra o São Paulo, e para as duas partidas do Mundial, em dezembro.
Vale lembrar que o patrocínio master é apenas para o peito da camisa. Em 2010 e 2011, o Grupo Hypermarcas pagou cerca de R$ 25,5 milhões anuais, com marcas expostas no peito, mangas, ombros e axilas.
Com reajuste no próximo ano, a Nike pagará R$ 17 milhões. Fisk (barra) e Tim (número), que pagam R$ 9 milhões e R$ 2 milhões, respectivamente, terão o contrato encerrado no fim deste ano, mas também negociam a renovação, com aumento.
Cartões aumentam conta
O acordo entre Corinthians e CEF ainda prevê para os próximos meses a criação de cartões de crédito e débito para os torcedores, que serão englobados no Fiel Torcedor.

PREVISÃO CONSERVADORA
A previsão orçamentária feita pelo departamento financeiro do Corinthians foi entregue aos membros do Conselho de Orientação (Cori), que se reúnem nesta quarta para discutir este e outros assuntos. Entenda por que os números são mais baixos do que os do LANCENET!:
Venda de atletas
A previsão não inclui este item. Em 2011, arrecadou R$ 60 milhões. Por 50% da venda de Paulinho, a que tem direito, por exemplo, deve receber R$ 20 mi.

Bilheteria
A previsão considera, por exemplo, só a primeira fase da Libertadores. Prevê R$ 26 milhões arrecadados em 2013. Neste ano, o clube já acumula R$ 34,6 milhões – não inclui o jogo do Santos, que deve superar R$ 1 milhão.

TV
Considera valor pago por Paulistão e Brasileirão, mas não inclui a parcela de Pay per view, que é variável e soma entre R$ 10 milhões e R$ 15 milhões.

RECEITA TOTAL EM 2011: 290,5 MILHÕES
TV - R$ 112,5 milhões (38,7% da receita total)
Patrocínio e publicidade - R$ 44,4 milhões (15,3%)
Social e Amador - R$ 32 milhões (11%)
Negociação de jogador - R$ 59,7 milhões (20,6%)
Arrecadação de jogos - R$ 27,1 milhões (9,3%)
Fiel Torcedor, Premiações e Loterias - R$ 14,7 milhões (5,1%)

RECEITA DE 2012: R$ 248,5 MILHÕES (até 31 de agosto)
TV - R$ 121,2 milhões (48,8%)
Patrocínio e publicidade - R$ 22,8 milhões (9,2%)
Social e Amador - R$ 35,5 milhões (14,3%)
Negociação de jogador - R$ 33,6 milhões (13,5%)
Arrecadação de jogos - R$ 28,1 milhões (11,3%)
Fiel Torcedor, Premiações e Loterias - R$ 7,3 milhões (2,9%)


fonte: lance