quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Copa do Brasil começa com grandes reforçados e pouca renovação




Competição, que se inicia nesta quarta-feira, traz contratações de peso e o menor número de estreantes desde 2002


Ronaldo, Thiago Neves, Bolaños, Zé Roberto, Reinaldo, Kléber, Carlos Alberto, Diego Tardelli, Carlinhos Bala e Nadson. Esses são alguns dos destaques da Copa do Brasil, que começa nesta quarta-feira com 64 participantes brigando pela taça e o direito de disputar a Libertadores de 2010. Todos eles são reforços para esta temporada, em times que, em alguns casos, terminaram 2008 em alta.


Os principais participantes da Copa do Brasil conseguiram reforços importantes, como Ronaldo, Thiago Neves, Bolaños, Zé Roberto, Reinaldo, Kléber, Carlos Alberto e Diego Tardelli
O Corinthians foi campeão da Série B com recorde de aproveitamento e se encheu de reforços - vieram Túlio, Jorge Henrique, Souza e Escudero, além do Fenômeno. O Internacional ganhou a Copa Sul-Americana, até então inédita para os brasileiros, e manteve seu elenco estelar, com Alex, Nilmar e D'Alessandro na frente.

saiba mais
Os dez mais: confira listas com curiosidades da Copa do Brasil
Estão presentes também times que engrenaram nos meses finais do Brasileirão. É o caso do Goiás, que por algumas rodadas teve o melhor aproveitamento do segundo turno. Santos e Fluminense se livraram do rebaixamento e acertaram com vários reforços na tentativa de ter um 2009 diferente. Outro forte candidato é o Flamengo, embora tenha decepcionado a torcida ao ficar fora da Libertadores.

Além de contar com grandes reforçados, a Copa do Brasil tem poucos marinheiros de primeira viagem. Depois de seis anos em que os estreantes passavam de uma dezena, a edição de 2009 traz oito times novatos: Águia-PA, Guaratinguetá-SP, Holanda-AM, Itumbiara-GO, Ivinhema-MS, Misto-MS, Sorocaba-SP e Tocantins-TO. O J.Malucelli-PR faz a sua estreia com este nome, mas já jogou como Malutron, em 2001.

Este é o menor número desde que a competição passou a ser disputada por 64 equipes, em 1999, igualando-se a outras três edições (1999, 2000 e 2002). Em 2004, por exemplo, foram 18 estreantes.

Rio de Janeiro com os quatro grandes

Dos maiores centros do futebol brasileiro, o Rio de Janeiro é o único que vai com força total para a Copa do Brasil - ou seja, com todos os seus grandes, que não conseguiram se classificar para a Libertadores. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco representam o estado de melhor aproveitamento na história da competição (veja quadro abaixo).
FONTE: GLOBO