quarta-feira, 17 de junho de 2009

Dentinho x Taison: um duelo particular recheado de coincidências


Jovens atacantes de Corinthians e Internacional colecionam semelhanças nas trajetórias da categoria de base até o estrelato na equipe profissional


Dentinho e Taison são a esperança de gols de seus times na final da Copa do Brasil deste ano
A diferença de idade entre o corintiano Dentinho e o colorado Taison é de um ano e dois dias. Mas para por aí. As semelhanças formam uma lista muito maior. Os dois são formados nas categorias de base dos clubes, foram promovidos ao elenco profissional de repente, rapidamente se tornaram xodós das torcidas e têm uma relação muito íntima com as redes. Dentinho estreou em uma fogueira enorme: clássico contra o Palmeiras, no Brasileirão de 2007, ano da queda para a Série B.



Naquele jogo, o Timão foi derrotado por 1 a 0. O debute de Taison não foi menos marcante. Pelo contrário. O garoto colorado fez sua primeira partida como titular em um empate com o Grêmio, no Olímpico, pelo Nacional de 2008. Ambos, porém, explodiram mesmo nas temporadas seguintes às suas estreias. Dentinho, de 20 anos, foi o artilheiro do Corinthians no ano passado, quando o time conquistou o direito a voltar para a elite nacional. Já Taison, de 21, foi o goleador do Campeonato Gaúcho deste ano, com 15 gols, e é o artilheiro da atual edição da Copa do Brasil.


Ao todo, Taison tem 70 jogos e 25 gols com a camisa do Internacional. Já Dentinho tem 103 partidas e balançou as redes 31 vezes. Nesta Copa do Brasil, aliás, o atacante corintiano tem sido tão importante quanto o colorado para o Inter. Afinal, ele é o artilheiro da equipe ao lado de Chicão, com três gols. E não foram quaisquer três gols. O primeiro de Dentinho na competição foi na derrota por 3 a 2 para o Atlético-PR, nas oitavas de final. O Corinthians perdia por 3 a 0, quando Cristian diminuiu e o jovem atacante fez o segundo nos acréscimos. Depois, ele fez o da vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, nas quartas, e o do empate por 1 a 1 com o Vasco, nas semifinais.

saiba mais
Após polêmicas, Corinthians e Inter iniciam 'tira-teima' que vale título e vaga




- Eles têm características parecidas. São jogadores de velocidade, que partem da beirada para dentro. Apesar de não serem os atacantes considerados principais, eles têm tido participação importante nas equipes. O Taison tem feito mais gols nesta temporada, mas quando precisamos o Dentinho apareceu muito bem – avaliou o corintiano Mano Menezes. Se o Corinthians está em alerta com o poder ofensivo de Taison, no Internacional não é diferente em relação a Dentinho. E quem fala sobre isso é o artilheiro colorado. - O Dentinho é um jogador sensacional, bastante conhecido lá em São Paulo, um cara de seleção. É mais um com quem precisamos tomar muito cuidado – alertou Taison. O primeiro duelo entre Taison e Dentinho está marcado para esta quarta-feira, às 21h50m, no estádio do Pacaembu. O segundo e decisivo será dia 1º de julho, no Beira-Rio.

BLOG MEMÓRIA E.C.: relembre duelos marcantes entre Corinthians e Inter


fonte: globo