Presidente da Fifa revela critérios para aprovação do mecanismo: ‘Precisão, imediatismo e acessibilidade’
Joseph Blatter, presidente da Fifa (Foto: EFE)
Em comunicado oficial, a Fifa anunciou que decidirá até julho de 2012 se aprovará ou não o uso de tecnologia na linha do gol. Atualmente, a entidade está testando vários mecanismos para saber se uma bola entrou ou não e, desse modo, evitar polêmicas com a arbitragem.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, falou que a tecnologia, se aprovada, será usada na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
- O futebol é totalmente diferente de outros esportes. No futebol, não há interrupção do jogo. Mas, para aprovar (essa tecnologia), devem ser cumpridos três fatores: precisão, imediatismo e acessibilidade. Essa tecnologia da linha do gol será utilizada pela primeira vez no Mundial de 2014 - disse Blatter, em entrevista ao programa de rádio do jornalista Jorge Campos, da ESPN mexicana.
No entanto, após a aprovação em julho de 2012, as federações e confederações que quiserem adotar o mecanismo, poderão fazê-lo antes mesmo da Copa.
Um dos motivos para a Fifa querer logo um sistema de averiguação mais preciso são os seguidos casos de lances polêmicos. O último deles aconteceu no sábado, no jogo entre Chelsea e Tottenham, pelo Campeonato Inglês. Após um chute de Lampard, o goleiro Gomes falhou, mas conseguiu se recuperar a tempo e evitar que a bola ultrapassasse inteiramente a linha do gol. O bandeirinha, entretanto, validou o gol.
fonte: globo