quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Após ganhar cidadania belga, ex-vascaíno sonha disputar uma Copa do Mundo


João Carlos, capitão do Genk, espera que passaporte abra espaço para ele em grandes clubes da Europa

Zagueiro João Carlos comemora título da Copa da Bélgica da temporada 2008/2009
Mais um brasileiro pode seguir os passos de nomes como Deco, Cacau, Liedson e Roger Guerreiro, e assim defender uma seleção de outro país. Trata-se do zagueiro João Carlos, ex-Vasco, atualmente no Genk, da Bélgica. O jogador de 27 anos conseguiu a cidadania belga esta semana e agora sonha jogar na seleção europeia, repetindo o feito de Oliveira, brasileiro que fez sucesso no futebol italiano nas décadas de 80 e 90. O atacante maranhense, inclusive, disputou a Copa de 1998 defendendo as cores da Bélgica.

- O pessoal lembra muito do caso do Oliveira, mas, como ainda não saiu nenhuma convocação, não fez nenhuma matéria. Meu objetivo é seguir os passos dele e do Igor de Camargo (brasileiro naturalizado belga que está no Standard de Liége), que já atua na seleção. Sonho ir a uma Copa. Nesta não vou, mas quem sabe não defenderei o país em 2014? - disse o jogador, lembrando que a Bélgica não tem mais chances de classificação no Grupo 5 das eliminatórias para o Mundial de 2010.


Natural de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, João Carlos disse que recebeu o apoio da família e dos amigos, mas também lembrou que a briga por uma vaga na zaga belga vai ser dura. - Nesse setor temos ótimos nomes que atuam em grande clubes europeus, como Van Buyten (Bayern), Kompany (Manchester City) e Vermaleen (Arsenal). Por isso vou ter que me dedicar muito mais - ressaltou o defensor, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM. De olho no futebol inglês

João Carlos espera agora que o passaporte possa abrir novos horizontes e interesses de outros clubes de outros países. - Recentemente, o Wigan, da Inglaterra, por pouco me contratou. Fiquei na expectativa, mas o Genk não quis me vender, pois não tinha zagueiro para compor o elenco . Mas acho que com o passaporte a coisa vai andar.


Haverá um espaço maior. Hoje em dia, um estrangeiro com passaporte comunitário tem abertura em qualquer lugar, ainda mais brasileiros, que sempre têm a fama de serem bons jogadores e que podem ajudar. Estamos fazendo contatos, e acho que, com a convocação, teremos mais visibilidade - observou João Carlos.

divulgacao/divulgacao
João posa ao lado da esposa e dos filhos
Pai de Maria Eduarda, de cinco anos, e João Pedro, de um ano, ambos já cidadãos belgas, o zagueiro, que deixou o Vasco em 2002 para defender o CSKA Sofia-BUL, diz não ter problemas com os vários idiomas na Bélgica. - Falo muito bem francês e inglês, também entendo o holandês e o flamengo, que é a língua oficial da Bélgica, mas que nem é tão falada no meio do futebol. Eu me viro tão bem que sou capitão do time - contou.

João Carlos não pretende voltar ao Brasil tão cedo. - Se deixar, encerro minha carreira na Europa - completou.


fonte: globo