sexta-feira, 30 de abril de 2010

Atlético de Madri sofre, perde do Liverpool mas está na grande final

Derrota de 2 a 1 para os Reds não foi suficiente para eliminar os espanhóis, que decidirão a taça com o Fulham, dia 12 de maio, em Hamburgo

Garcia levou vantagem no duelo com Kuit

Com um gol de Forlán, aos 12 minutos do primeiro tempo da prorrogação, o Atlético de Madri conseguiu a sua classificação para a final da Liga Europa. Mesmo com a derrota de 2 a 1 para o Liverpool, na Inglaterra, nesta quinta-feira, os espanhóis se classificaram para a decisão pois haviam vencido por 1 a 0 no jogo de ida, em Madri. O Atlético vai enfrentar o Fulham, que eliminou o Hamburgo, no dia 12 de maio, no estádio HSH Nordbank Arena, em Hamburgo, na Alemanha.

A partida teve muita jogadas violentas no começo. O Liverpool, que partiu em busca do seu gol, teve dificuldades de abrir espaço na defesa do Atlético de Madri. E, na maioria das vezes, essa disputa descambou para as faltas duras. Aos poucos, o toque de bola imposto pelos ingleses foi envolvendo os espanhóis, que desistiram da violência.

E esse panorama se manteve até o fim da etapa, quando pareceu que os primeiros 45 minutos terminariam sem gol. Mas, aos 44, depois de um cruzamento feito pela direita, Aquilani pegou de primeira e colocou o Liverpool em vantagem.

No segundo tempo, o time inglês continuou pressionando, em busca do segundo gol que garantiria a sua classificação. Só que o Atlético voltou mais organizado e seus contra-ataques começaram a levar perigo, principalmente com atacante argentino Agüero. Com medo de levar um gol, o Liverpool recuou um pouco e diminuiu seu ímpeto ofensivo. E a partir desse momento, o jogo voltou a ficar feio. Precavidas, as equipes preferiram guardar força para a prorrogação.

Na prorrogação, jogo pega fogo

Sem tempo a perder, aos cinco minutos, o Liverpool marcou o seu segundo gol. Benayoun recebeu lançamento na área e bateu de esquerda, no canto do goleiro De Gea, que falhou ao deixar a bola passar por debaixo dos braços.

Porém, o gol não abalou o time espanhol, que se lançou ao ataque. Aos 10 minutos, Reyes arriscou de fora da área e a bola raspou a trave esquerda de Reina. Porém, dois minutos depois, o esforço ofensivo do Atlético foi recompensado. O mesmo Reyer cruzou da direita e encontrou Forlán livre, que só teve o trabalho de escorar para o gol.

Depois de sofrer o gol, o Liverpool ainda tentou o seu terceiro, que garantiria a vaga aos ingleses. Porém, a defesa espanhola levou vantagem e conseguiu manter o placar que deu a vaga na final ao Atlético de Madri.