quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mourinho: 'Foi o dia mais importante da minha vida como técnico'

Comandante do Inter de Milão diz que semifinal contra o Barça supera o título de 2004, com o Porto

Mourinho grita à beira do campo: treinador viveu jogo muito tenso no Camp Nou

Feliz com a classificação heroica do Inter de Milão à final da Liga dos Campeões, o técnico do time, José Mourinho, não mediu palavras para expressar o tamanho do feito. Com um a menos, a equipe italiana segurou o poderoso Barcelona e, apesar de perder por 1 a 0, avançou à decisão.

- Foi o dia mais importante da minha vida como técnico e para um grupo de jogadores que supera os 30 anos, como Zanetti, Materazzi... jogar uma final de Champions é um autêntico privilégio - disse em coletiva após o jogo.

Mourinho, curiosamente, já foi campeão da Champions League em 2004, com o Porto. Entretanto, aquela final não supera em importância o triunfo desta semi. Ele explica:

- Naquele dia, com o Porto, não houve a tensão que vivi aqui em Barcelona (o Porto bateu o Monaco por 3 a 0 na decisão).

Perguntado sobre a postura defensiva de seu time, o treinador admitiu que o ímpeto ao ataque acabou com a expulsão de Thiago Motta, aos 28 minutos do primeiro tempo.

- Começamos a partida com a dificuldade de não poder contar com Pandev, um homem importante em nosso esquema. Com a presença de Chivu tivemos de empregar um sistema mais defensivo. A expulsão de Motta obrigou que nos desdobrássemos, mas nossa concentração e a marcação nos deram a oportunidade de avançar à final. É muito difícil defender quando se tem pela frente a melhor equipe do mundo em termos de toque de bola, mas soubemos fazê-lo com organização - acrescentou.

O treinador foi irônico ao comentar a atitude do goleiro Valdés, que se irritou quando Mourinho correu até a frente da torcida do Inter e fez gestos para comemorar.

- É muito difícil saber perder quando se está acostumado a ganhar. Tenho o direito de celebrar a classificação com os torcedores do Inter que estavam no estádio - avaliou Mourinho, que praticamente descartou a chance de um dia jogar no Barça - É muito difícil trocar o ódio por amor. Vejo que é muito difícil que em minha carreira como técnico eu tenha um lugar no Barcelona.

Por fim, Mourinho falou sobre o Bayern de Munique, rival da final do dia 22 de maio, em Madri.

- É um rival com muita tradição em Champions e com um grande treinador, que é o Van Gaal. Agora temos partidas muito difíceis pela frente, por que temos (Bayern e Inter) três títulos em jogo - finalizou o treinador, referindo-se às disputada da Liga dos Campeões e das copas e campeonatos nacionais.

fonte: globo