domingo, 25 de abril de 2010

Rodrigo Caetano: 'Planejamento é levar o Vasco à Libertadores'

Dirigente banca permanência de Gaúcho, diz que clube busca três reforços, observa sul-americanos e acredita na permanência de Carlos Alberto

Rodrigo Caetano quer o Vasco forte

Rodrigo Caetano quer o Vasco forte (Crédito: Paulo Sérgio)

Rodrigo Ciantar
Rodrigo Ciantar RIO DE JANEIRO
Entre em contato

O que esperar do Vasco para o Campeonato Brasileiro? Algum reforço de peso será contratado? Qual é o planejamento para o restante desta temporada? São perguntas como essas que a torcida vascaína deve estar se fazendo. E foram justamente assuntos como esses que foram abordados no bate-papo da reportagem do LANCENET! com o diretor executivo do clube Rodrigo Caetano, sábado, em São Januário.

Ciente de que o time precisa de reforços, o dirigente diz que o Vasco precisa trabalhar com os pés no chão e não deverá ter nenhum grande nome para esta temporada. Mesmo assim, mantém o otimismo e espera levar o clube de volta à Libertadores.

Rodrigo Ciantar: Você chegou em 2009. De lá para cá, o Vasco teve seus altos e baixos. Qual é a a análise desta período?

Cheguei em janeiro de 2009 e tivemos praticamente de montar um time novo. Nossa prioridade era ser campeão do Brasileiro da Série B, retornando à elite do futebol brasileiro. Ou seja, o saldo de 2009 foi extremamente positivo. Neste ano, apostamos na continuidade dos jogadores e tivemos de contratar outro treinador (Vagner Mancini) que considerávamos ter o mesmo perfil de Dorival Júnior. Começamos bem o ano, depois o time teve uma queda. São coisas do futebol. No Estadual, brigamos de igual para igual com nossos rivais. Dizem que nosso time não é dos melhores. Podemos até não ter o melhor time do país, mas muitos jogadores estão subindo de produção e têm nossa confiança.

RC: E para este ano? O que a torcida pode esperar?

Vamos entrar com tudo nas competições. Planejamos levar o Vasco a figurar novamente no cenário sul-americano. Queremos a Libertadores, que é o principal torneio. Isso está no nosso planejamento para este ano. O ideal é conquistar essa vaga com um título ou da Copa do Brasil ou do Campeonato Brasileiro.

RC: Para isso, acredito que o clube esteja se mexendo para contratar reforços...

Acho muito difícil contratarmos alguém até o prazo final de inscrições na Copa do Brasil. Mas para o Brasileiro, queremos três jogadores, um para cada setor. É difícil tirar grandes jogadores de clubes rivais no Brasil. Mas estamos de olho no mercado sul-americano, por exemplo.

RC: Mas algum reforço de peso?

Trabalho dentro de um orçamento. Não temos condições de trazer jogadores de peso neste momento. Vamos contratar jogadores bons, que possam dar resultado e algum retorno financeiro.

RC: Então a torcida não vai ver chegando nenhum jogador de nível internacional?

Nesse momento estamos trabalhando para reforçar o elenco com bons jogadores. Não temos como trazer um Deco, por exemplo, como chegaram a especular. Não adianta ficarem especulando coisas desse tipo. Não adianta ficar fazendo loucuras e depois não conseguir pagar. Temos de honrar com nossos compromissos, até para ter a confiança das pessoas.

RC: Se nomes de peso não chegarão, o clube conseguirá, pelo menos, manter seus ídolos?

Eu acredito, emuito, que o Carlos Alberto ficará. Poder sair, ele até pode, mas a chance de ele ficar é muito grande. Eu e o agente do jogador, Carlos Leite, estamos tratando disso. Temos uma situação encaminhada. Na hora certa, vamos confirmar tudo. Também estamos tentando manter o Philippe Coutinho, pelo menos, até o fim deste ano. Dependemos do clube que detém os direitos dele.

RC: Quanto a treinador, faz parte do planejamento do clube manter o Gaúcho?

Ele tem conquistado bons resultados. Estamos satisfeitos com isso. Não quero ficar pensando no que pode acontecer. Mas o Gaúcho está bem e não pensamos em trocar o comando no momento.

RC: Durante esses meses todos, qual foi o seu maior erro e seu maior acerto no Vasco?

(Nesse momento Rodrigo Caetano fica em silêncio por alguns segundos, pensa, e responde) Prefiro não ficar pontuando o que deu errado. Algumas coisas deram errado, o que é normal. Nem tudo acaba saindo como planejamos. Mas trabalhamos sempre com algum critério e dentro de um planejamento. Nesse ponto considero que acertamos. É preciso que todos saibam que temos uma filosofia de trabalho que não se resume à parte técnica. Todos seguem uma conduta aqui no clube.

fonte: lance