terça-feira, 27 de abril de 2010

NETVASCO - 27/04/2010 - TER - 10:45 - Nova pesquisa de torcidas do Datafolha mantém Vasco na 5ª posição


Flamengo e Corinthians, rivais na Libertadores a partir de amanhã, estão tecnicamente empatados naquilo que mais se orgulham: as suas torcidas.

A mais recente pesquisa do Datafolha sobre os times preferidos dos brasileiros mantém o rubro-negro carioca no topo, mas novamente sem vantagem que fuja da margem de erro sobre o alvinegro paulistano. Questionados sobre o clube de preferência, 17% dizem que o Flamengo é o seu time. Esse número era 19% em dezembro de 2009, quando a equipe de Adriano conquistou o título brasileiro. Além dessa oscilação negativa flamenguista, o Corinthians cresceu 1% em relação à pesquisa anterior -passou de 13% para 14%, o que caracteriza assim um empate técnico entre as duas torcidas.

Foram realizadas 2.600 entrevistas em 144 municípios pelo Datafolha entre os dias 15 e 16 de abril. Pessoas com 16 anos ou mais opinaram. A margem máxima de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Desde 1993, quando o Datafolha passou a fazer pesquisas regulares sobre torcidas de times brasileiros, esta foi a primeira vez que o Corinthians alcançou 14% da preferência nacional -25% dos entrevistados não torcem por nenhum time.

Os corintianos superam os flamenguistas na região Sudeste, a mais populosa do país. Na região Sul, há um empate técnico entre os dois clubes. Nas regiões Nordeste e Norte/Centro-Oeste, o Flamengo é o mais popular com larga vantagem.

A terceira maior torcida do país é a do São Paulo, com 8% da preferência nacional, mas o Palmeiras, quarto colocado na lista, tem 6%, o que também configura empate técnico entre os rivais paulistanos. O mesmo pode ser dito entre o Palmeiras e o Vasco, a quinta torcida do país, com 4% da preferência.

Ainda mais empatados tecnicamente ficam os grandes do Sul (Grêmio e Inter têm 3% da preferência) e os grandes mineiros (o Cruzeiro aparece com 3%, e o Atlético-MG, com 2%).

O Santos, sensação do futebol brasileiro em 2010, prossegue com 2% na pesquisa do Datafolha. O único time que oscilou para cima em relação à última consulta feita sobre torcida foi exatamente o Corinthians.

A seleção brasileira foi lembrada como time de preferência por 1% dos entrevistados.

Ronaldo, flamenguista assumido que estará em campo amanhã no Maracanã a serviço do Corinthians, tem sido usado pela diretoria corintiana como ferramenta para angariar mais torcedores. O atacante é mais um ingrediente na disputa entre corintianos e flamenguistas pelo coração dos brasileiros.

Fonte: Folha de São Paulo

Nova pesquisa Datafolha aponta crescimento corintiano

(Como o instituto ainda não liberou as tabelas referentes a essa pesquisa, esse post de hoje toma por base somente as informações divulgadas inicialmente, e com exclusividade, pelo jornal.)

O título da matéria publicada na Folha de S.Paulo é chamativo: “Pesquisa iguala maiores torcidas – Adversários na Libertadores, Flamengo e Corinthians estão empatados tecnicamente em torcedores, aponta Datafolha”.

Essa nova pesquisa foi feita nesse mês corrente, somente quatro meses depois da pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2009 e abordada por este Olhar Crônico Esportivo em detalhes no início desse ano.

Basicamente, os dois pontos que mais chamam a atenção, inicialmente, dizem respeito aos dois clubes com maiores torcidas: a preferência apontada para o Flamengo cai de 19% para 17%, enquanto a preferência pelo Corinthians sobe de 13% para 14%. O chamado empate técnico dá-se em função da margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Essa é a primeira vez que o Corinthians atinge a marca de 14% de preferência, desde 1993, quanto o Datafolha iniciou suas pesquisas sobre torcidas.

Na sequência, aparecem São Paulo com 8%, Palmeiras com 6% e Vasco com 4%, com novos empates técnicos entre os dois clubes de São Paulo e entre Palmeiras e Vasco, segundo a matéria.

Grêmio, Internacional e Cruzeiro vêm a seguir com 3% e Atlético Mineiro e Santos com 2%, em situações em que o empate técnico é mais ainda caracterizado.

A matéria destaca o uso de Ronaldo pelo Corinthians para atrair torcedores, que pode ser, de fato, um diferencial, assim como pode ter sido igualmente um diferencial o título conquistado pelo Flamengo no momento da realização da pesquisa de 2009.

É importante ter em mente que resultados de pesquisas precisam ser vistos, sempre, dentro de uma sequência, que quanto mais longa for mais sólida será. Uma única pesquisa pode ser influenciada por uma conjuntura qualquer, favorável ou desfavorável, o que não a invalida, logicamente, mas também não permite esquecer que a pesquisa retrata um momento. É como a fotografia de uma paisagem. Numa foto pode ter uma nuvem, na outra não. E embora os torcedores que gostam de intitular-se autênticos não gostem, torcidas são, também, como paisagens: mutáveis.

Antes de encerrar: 25% dos brasileiros não torcem por nenhum time de futebol.

Tão logo o instituto libere as tabelas correspondentes, este Olhar Crônico Esportivo voltará ao assunto de forma mais completa.

Fonte: Blog Olhar Crônico Esportivo - GloboEsporte.com