domingo, 23 de janeiro de 2011

Brasil domina a Bolívia, cede o empate mas conquista vaga

Seleção Brasileira perdeu muitos gols e foi surpreendida em raro lance de perigo boliviano


Brasil x Bolívia - (Foto: Mowa Press)
Neymar foi muito bem marcado pelos bolivianos (Crédito: Mowa Press)


Sob um forte calor de um sol de meio-dia no Perú, a Seleção Brasileira Sub-20 empatou com a Bolívia por 1 a 1 e garantiu a classificação antecipada à segunda fase da competição. Os brasileiros dominaram o jogo, acertaram quatro vezes a trave, mas cederam o empate no final do segundo tempo. O resultado não tira a liderança do Grupo B do Brasil, que está com sete pontos.

Na fase final, os três melhores dos grupos A e B se enfrentam. Os quatro melhores garantem vaga no próximo Mundial Sub-20. Os dois melhores disputarão a Olimpíada de Londres em 2012.

Notícias da Seleção no celular! Fique por dentro primeiro

O Brasil encontrou um time exageradamente recuado e agressivo. No primeiro tempo, Neymar, sempre marcado por pelo menos dois jogadores, pouco apareceu pelo lado esquerdo do ataque. Com isso, sobraram espaços no lado direito e o trio William, Henrique e Casemiro souberam aproveitar.

Apesar do nervosismo inicial, as chances foram sendo criadas aos poucos, até o domínio total da partida. O avanço do volante Casemiro deixava o violento Zé Eduardo sobrecarregado e proporcionava alguns espaços naturais no setor defensivo do meio de campo. Os bolivianos, quando conseguiam avançar, tinham certa facilidade para chegar até a área brasileira. Entretanto, os atacantes facilitavam o trabalho da defesa com péssimos chutes a gol.

O gol brasileiro demorou a sair. Mas aconteceu ainda na primeira etapa. Aos 40 minutos Danilo cruzou para Henrique, que chutou de primeira.

FOTOS: A dificuldade do Brasil diante da Bolívia

O Brasil voltou do intervalo mais solto, sem a pressão de marcar o gol. Neymar, bem mais à vontade, passou a buscar o jogo e fez uma jogada linda logo no início, driblando boa parte dos adversários. O chute cruzado, entretanto, passou longe do gol.

Ney Franco resolveu fazer algumas mudanças. Tirou Zé Eduardo para a entrada de Oscar e Galhardo entrou no lugar de Danilo. O time brasileiro ficou sem jogador de marcação no meio de campo. Os brasileiros dominaram ainda mais a partida. Foram inúmeros gols perdidos.

E MAIS: Diego Maurício é vítima de racismo no Peru

A Bolívia teve apenas uma única oportunidade. O resultado? Ríos recebeu perto do meio de campo, passou pelo zagueiro Bruno Uvini - obrigado a avançar no lance já que não havia um volante marcador - e avançou até a área, onde chutou com tranquilidade para empatar.

Aos 43, após nova falha da defesa, os bolivianos quase viraram o placar. Turrico recebeu sozinho na área mas sentiu a pressão e chutou de maneira esquisita, longe do gol. Os brasileiros voltaram a insistir nos minutos finais mas não conseguiram passar pelo goleiro Cárdenas.

FICHA TÉCNICA:
BRASIL 1 X 1 BOLÍVIA


Estádio: 25 de Novembro, Moquégua (PER)
Data/hora: 23/01/2011 - 14h30 (de Brasília)
Árbitro: Jorge Osorio (CHI)

Cartões amarelos: Danilo e Gabriel (BRA); Toco (BOL)
Cartões vermelhos: Não houve

GOLS: Henrique, 40'/1ºT (1-0); Ríos, 32'/2ºT (1-1)

BRASIL: Gabriel, Danilo (Galhardo, 15'/2ºT), Bruno Uvini, Juan e Alex Sandro; Zé Eduardo (Oscar, 15'/2ºT), Casemiro e Lucas; Neymar, William José e Henrique (Diego Maurício, 35'/2ºT). Técnico: Ney Franco.

BOLÍVIA: Cárdenas, Toco, Borda (Ballivian, 41'/2ºT), Cuellar e Garzón; Méndez, Chumacero, Torrico e Hoyos (Becerra, 15'/2ºT); Carinao (Suarez, 35'/2ºT) e Ríos. Técnico: Marco Sandy.

fonte: lance