quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Castelão chega aos 92%, Mineirão recebe cadeiras, e PE vive expectativa


Obras em Fortaleza e BH entram na reta final, Recife corre para entrar na Copa das Confederações, e Maracanã se prepara para receber cobertura

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
2 comentários
obras estádio Mineirão Copa 2014 (Foto: Tarciso Badaró / Globoesporte.com)
Obras do Mineirão  estão em fase de conclusão
(Foto: Tarciso Badaró / Globoesporte.com)
Outubro marcou avanços significativos em pelo menos dois dos estádios da Copa do Mundo. Com previsões de entrega em dezembro, Castelão e Mineirão entraram definitivamente na reta final de suas reformas e devem ser as primeiras arenas concluídas para 2014. A corrida de Recife contra o tempo para convencer a Fifa de que tem condições de participar da Copa das Confederações também é destaque no mês. A decisão da inclusão ou não da Arena Pernambuco no torneio será anunciada pela entidade, no dia 8 de novembro.

Desde outubro do ano passado, todo dia 1º, o GLOBOESPORTE.COM publica um panorama com o andamento das obras dos 12 estádios do Mundial, segundo dados divulgados pelos comitês de cada cidade-sede. (confira no infográfico abaixo tudo que aconteceu em outubro).

Quase lá

Em Fortaleza, as obras do Castelão – estádio em estágio mais avançado - chegaram a 92,83%. Em outubro, o estádio começou a receber a estrutura chamada de “pele de vidro”, responsável por revestir parte da arena. A cobertura também entrou em nova fase com a instalação das telhas, enquanto o plantio do gramado terá início até a próxima semana. O processo de furação para colocação da estrutura de sustentação das cadeiras foi concluído, e os assentos serão instalados em novembro. O estádio será entregue em 15 de dezembro, em festa que deve contar com o cantor Fagner, convidado pela Secopa-CE.

O Mineirão também está em fase de acabamento. Com 84% dos trabalhos finalizados, a cobertura entrou em fase final de conclusão, as cadeiras estão sendo instaladas, a estrutura do placar eletrônico está sendo montada, enquanto o estádio já tem condições de receber o novo gramado, já plantado em uma fazendo no Sul de Minas Gerais.

Corrida contra o tempo em Recife

Jérôme Valcke no Beira-Rio (Foto: Divulgação/Fifa.com)
Jérôme Valcke em visita no Beira-Rio, em outubro
(Foto: Divulgação/Fifa.com)
A Arena Pernambuco vive dias de expectativa e tensão. Em outubro, durante visita ao Mineirão, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, voltou a colocar em dúvida a presença de Recife na Copa das Confederações.

- Neste momento, não estamos no nível de ter seis estádios prontos para a Copa das Confederações - disse Valcke, em Belo Horizonte. Dias depois, no Rio de Janeiro, odirigente ficou internado em um hospital da Zona Sul por cinco dias por conta de uma infecção renal. Ele também esteve neste mês no Beira-Rio, onde limitou-se a dizer que o estádio "está dentro do prazo"

A Secopa-PE logo se apressou a dizer que tudo está dentro do prazo na Arena Pernambuco, que dobrou o número de operários para 4 mil nos últimos meses. A sua última mediação, em meados de outubro, apontou que o estádio estava 64% concluído. A Secopa-PE, porém, estima que a arena termine o mês com 70% dos trabalhos prontos, mas o número não é oficial. O anúncio das sedes será feito no dia 8 de novembro, em São Paulo. Além de Recife, Salvador também precisa ser confirmada no torneio. Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro têm presenças garantidas.

Maracanã em fase de acabamento
Palco da final da Copa do Mundo, o Maracanã entrou em fase de acabamento, de acordo com o Governo do Rio de Janeiro. Foi concluída 70% da reforma, e o estádio se prepara para erguer a cobertura, a partir do dia 22 de novembro. Em outubro, o governo tambémconvocou audiência pública para apresentar o edital de licitação do estádio, que prevê a demolição do Estádio de Atletismo Célio de Barros e do Parque Aquático Júlio Delamare, que darão lugar a um estacionamento e ao Museu do Futebol. Os clubes não poderão participar da concorrência.
Obras maracanã (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Maracanã se prepara para receber a cobertura (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)FONTE: GLOBO