O Grêmio é o novo líder do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, o time goleou o Figueirense por 7 a 1, em Santa Catarina, e ultrapassou o Flamengo em número de pontos na tabela da competição, com gols marcados por Perea (3), Reinaldo (3) e Marcel. Cleiton Xavier, de pênalti, descontou para os mandantes.
O triunfo deixou o Grêmio, dirigido pelo também gaúcho Celso Roth, com 28 pontos ganhos, um a mais que o agora vice-líder Flamengo. Já o Figueirense parou nos 19 e desperdiçou a chance de ficar mais perto do G-4.
Mesmo com o bom retrospecto do Figueirense em casa, o Grêmio foi para cima do adversário e abriu o placar aos 7min da etapa inicial, com Perea, após cruzamento de Paulo Sérgio e ajeitada de William Magrão.
Inteligente, o time tricolor segurou os avanços alvinegros e, em mais uma jogada aérea, ampliou sua vantagem. Aos 28min, Tcheco cobrou escanteio e Perea aproveitou uma falha do goleiro Wilson para marcar.
O Figueirense descontou o marcador antes de vir o intervalo. Aos 36min, após Paulo Sérgio derrubar Leandro Soares na área do Grêmio, Cleiton Xavier acertou o canto direito na cobrança do pênalti.
Veio o segundo tempo e, com ele, o terceiro gol do Grêmio no confronto. Logo aos 7min, Tcheco passou pelo marcador no lado esquerdo do ataque, cruzou e Marcel, de cabeça, balançou a rede adversária.
O ímpeto ofensivo do Grêmio não diminuiu e o time transformou sua vitória em goleada. Aos 21min da etapa final, Perea livrou-se de Asprilla e chutou forte, na saída de Wilson, para ampliar o marcador: 4 a 1.
Diante de uma defesa catarinense desnorteada em campo, por conta dos gols sofridos, o Grêmio ainda marcou o quinto. Aos 24min, Reinaldo, livre, dominou a bola dentro da área e tocou por cima do goleiro Wilson.
E o sexto gol do Grêmio na partida não demorou a vir. Aos 36min, Makelele cruzou rasteiro da esquerda, em direção à pequena área do Figueirense, e Reinaldo, também sem marcação, aproveitou a assistência.
Com facilidade, o Grêmio chegou ao seu sétimo gol no confronto. Aos 38min, Perea lançou Reinaldo e o camisa 18, livre, dominou a bola dentro da área, esperou a reação do goleiro e tocou no canto esquerdo.
No próximo domingo, às 16h, o Grêmio defenderá a liderança do Brasileiro diante do Palmeiras, no Olímpico. No mesmo dia e horário, o Figueirense buscará a reabilitação contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada.
FONTE: TERRA