sexta-feira, 18 de julho de 2008

Mesmo com derrota, aproveitamento do Fla ainda é acima da média


Após a 12ª rodada do Brasileirão, time rubro-negro sente aproximação do vice-líder Cruzeiro, que já pode ultrapassá-lo no fim de semana


A derrota do Flamengo para o Coritiba, nesta quinta-feira voltou a equilibrar o topo da classificação do Campeonato Brasileiro.

A maior ameaça à liderança rubro-negra é o Cruzeiro, que chegou aos 24 pontos com a vitória na véspera (também por 1 a 0) diante do Atlético-PR, somente dois pontos atrás do rival carioca. Ou seja, o primeiro posto da tabela pode enfim ser alterado neste fim de semana. O Fla é líder desde a quinta rodada.

Mesmo com a derrota em Curitiba, o líder Flamengo mantém um aproveitamento de pontos acima da média dos últimos campeões (ou campeão), com 72%. Desde que o Brasileiro é disputado em pontos corridos por 20 clubes, o São Paulo conquistou o título em 2006 e 2007 com 68% de aproveitamento dos pontos disputados. Quem também está em ascensão é o Palmeiras, que aproveitou o triunfo sobre o Fluminense por 3 a 1 para assumir a quarta posição com 21 pontos, um a menos que o Grêmio, dentro da zona de classificação à Libertadores. Lugar de onde o Vitória saiu, por ter sido derrotado pelo São Paulo (também por 3 a 1), que igualou o time baiano com 20 pontos.


Aliás, o time paulista foi o único a conseguir vencer fora de casa na rodada. Já o time gaúcho, conseguiu um bravo empate (2 a 2) na Ilha do Retiro com o Sport, que caiu para a 13ª posição. Coritiba e Botafogo, que goleou o Ipatinga por 4 a 0, foram os times que mais subiram na tabela - duas posições. O Coxa é o 10º, o Alvinegro o 12º, ambos na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Em contrapartida, o Náutico caiu três posições, agora em nono lugar, com a virada sofrida para a Portuguesa (14º) por 3 a 2, no Canindé.


Além de evitar a derrota do Vasco (11º) em São Januário, o gol de Luizão nos descontos no empate em 1 a 1 com o Goiás (17º) evitou a queda do Atlético-MG para a zona de rebaixamento. O Galo segue em 16º após a derrota para o Internacional (8º), imbatível no Beira-Rio, onde conseguiu suas cinco vitórias na competição. Fluminense, Santos e Ipatinga, derrotados na rodada, completam a zona de rebaixamento com o time goiano. A vitória do Figueirense por 3 a 0 em Florianópolis quase custou o cargo de Cuca no comando santista, e serviu para confirmar a ótima campanha do time catarinense, em sétimo com 19 pontos.


FONTE: GLOBO