terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Gols, naturalização e polêmica: Liedson retorna com bagagem

Em oito temporadas pelo Sporting (POR), foram 313 jogos e 180 gols. Média de 0,57 gol por partida


Pelo Corinthians, Liedson conquistou o Paulistão de 2003

Após oito anos em Portugal, onde brilhou com a camisa do Sporting (POR), Liedson está de volta ao Corinthians, clube que defendeu em 2003. A contratação foi anunciada oficialmente pelo clube português na manhã desta segunda-feira. Com contrato válido por duas temporadas, o atacante, de 33 anos, deve chegar ao Brasil até dia 7.

Antes da primeira passagem pelo Corinthians, Liedson defendeu Poções-BA, Prudentópolis-PR, Coritiba e Flamengo. Pelo Timão, foram 38 jogos, impressionantes 22 gols marcados e o título de campeão paulista de 2003. Apesar da baixa estatura (1,75 m) para um centroavante, se destacou pelos gols de cabeça.


Antes do Corinthians, atacante defendeu Coritiba e Flamengo

Valorizado, o atacante trocou o Corinthians pelo Sporting (POR). Na Europa, Liedson "fez chover" e passou a ser conhecido como Levezinho. Tornou-se ídolo e um dos maiores artilheiros da História do futebol português. Em oito temporadas, foram 313 jogos e 180 gols. Média de 0,57 gol por partida. Levou a artilharia do campeonato nacional nas edições de 2004/05 e 2006/07.

O ótimo desempenho chamou a atenção da Federação Portuguesa de Futebol. Em 2009, o atacante deu entrada para a requisição da cidadania portuguesa e se naturalizou. Após bons jogos pela Seleção, foi confirmado pelo então técnico Carlos Queiroz para defender Portugal na Copa do Mundo da Àfrica do Sul.

Liedson naturalizou-se português no fim de 2009 (Foto: Reuters)

No começo de 2010, primeira polêmica da carreira. Após a vitória por 4 a 3 diante de Mafra, pela Taça de Portugal, Liedson e o diretor de futebol da equipe, Ricardo Sá Pinto, discutiram asperamente e chegaram a trocar socos. Dias depois o dirigente pediu demissão e Liedson foi apenas multado. Mas o clima no Alvalade não ficou dos melhores.

TV LANCE!

Relembre a primeira passagem de Liedson no Timão

Apesar dos bons números, Liedson começou a perder espaço na equipe com a chegada do técnico Paulo Sérgio. A dupla Hélder Postiga e Yannick começou a ganhar mais chances e o Levezinho passou a ser preterido. Em alguns oportunidades, sequer no banco de reservas ficava.

Insatisfeito e com luvas (bonificação) atrasada, Liedson praticamente cavou a própria saída do Sporting (POR). De volta ao Brasil, chega ao Corinthians para suprir a falta de um substituto imediato para Ronaldo. Mas a briga pela titularidade promete...

Ficha técnica:

Nome: Liedson da Silva Muniz
Idade: 33 anos (17/12/1977)
Naturalidade: Cairú (BA)
Altura: 1,75 m
Peso: 63 kg
Clubes: Poções-BA, Prudentópolis-PR, Coritiba, Flamengo, Corinthians e Sporting
Títulos: Campeonato Paulista de 2003, Taça de Portugal de 2006/2007 e 2007/2008, Supertaça de Portugal de 2006/07

FONTE:LANCE