quinta-feira, 28 de junho de 2012

Após fracasso na Eurocopa, Bert van Marwijk pede demissão da Holanda


Treinador holandês decide interromper contrato, que só vencia em 2016

Por GLOBOESPORTE.COM
Amsterdã
10 comentários
Bert van Marwijk técnico Holanda (Foto: Getty Images)
Bert van Marwijk deixa o comando da Holanda
(Foto: Getty Images)


O técnico da seleção holandesa, Bert van Marwijk, não resistiu à eliminação na Eurocopa e pediu demissão nesta quarta-feira. A Holanda chegou como uma das favoritas no torneio, mas caiu logo na fase de grupos.
- A federação e Bert van Marwijk decidiram por iniciativa de Van Marwijk dar fim imediatamente ao contrato do técnico - afirmou a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) em comunicado.
Vice-campeão da Copa do Mundo de 2010 à frente da Holanda, o treinador de 60 anos, que tinha contrato até 2016, declarou.
- Tive muitas dúvidas, mas decidi dar este passo - comunicou Van Marwijk, que já havia assumido a culpa pela eliminação holandesa na Eurocopa.
Uma das favoritas ao título antes de a competição começar, a Holanda despediu-se da Eurocopa com três derrotas nas três vezes que entrou em campo (contra Alemanha, Portugal e Dinamarca). A campanha foi a segunda pior dentre todas as 16 seleções que disputaram o campeonato - superando apenas a Irlanda no saldo de gols.
Além das derrotas em campo, ele também havia sido criticado pela imprensa holandesa por ter perdido o controle do grupo, após uma rebelião conduzida por Rafael van der Vaart, vice-capitão da Laranja.
Desde 2008 à frente da seleção holandesa, quando assumiu o posto de Marco van Basten, Van Marwijk conduziu os holandeses na campanha do vice-campeonato mundial em 2010, na África do Sul, e nas eliminatórias para a Eurocopa, quando a Laranja venceu nove de suas dez partidas.
FONTE: GLOBO