quinta-feira, 21 de junho de 2012

Escrita mantida ou virada épica? Palmeiras e Grêmio disputam vaga


Verdão mantém cautela com vantagem na semi da Copa do Brasil. Tricolor tem de fazer dois gols fora de casa, fato inédito nessa fase da competição

Por GLOBOESPORTE.COM
São Paulo
16 comentários
luxemburgo grêmio felipão palmeiras (Foto: Luis Gonçalves / Agência Estado)
Luxemburgo e Felipão se reencontram
(Foto: Luis Gonçalves / Agência Estado)


Dois gols em 90 minutos. O Palmeiras precisa evitar, o Grêmio tem de executar. Nesta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília), na Arena Barueri, os rivais voltam a se encontrar pela Copa do Brasil em situações bem diferentes de oito dias atrás, quando o Verdão, em baixa, fez 2 a 0, calou o Olímpico e obteve vantagem significativa nas semifinais da competição. O Tricolor, que vinha em bom momento, sentiu o baque e agora precisa marcar pelo menos duas vezes para levar a decisão da vaga aos pênaltis. O reencontro entre Luiz Felipe Scolari e Vanderlei Luxemburgo tem tudo para ser ainda mais disputado.
A vitória em Porto Alegre deixa o Palmeiras em situação confortável, pois o rival só passa para a final de forma direta se fizer pelo menos três gols. O trunfo de Felipão é simples: ele encontrou a formação ideal justamente no momento decisivo da temporada, com Henrique jogando mais avançado, equilibrando o meio-campo e protegendo a defesa. Além disso, a lesão de Luan abre espaço para o iluminado Mazinho, que mudou o jogo de ida das semifinais, marcando um gol e participando do segundo. Sem finais nacionais desde a Copa dos Campeões de 2000, o Verdão encara o confronto como o jogo da década.
Do outro lado, a equipe de Luxemburgo promete chegar mais forte, com Kleber e Marcelo Moreno mais preparados depois de terem se recuperado de lesões. No jogo de ida, um saiu quando o outro entrou. Depois de uma semana de tranquilidade em Atibaia, interior de São Paulo, Luxa pôde armar sem grandes problemas a equipe que tentará o que ninguém conseguiu na história da Copa do Brasil.
Uma equipe abriu dois gols de vantagem sobre o rival nas semifinais da competição nacional em 17 oportunidades. Em nenhuma delas o derrotado do primeiro jogo conseguiu inverter a situação. O Grêmio, porém, é recheado de histórias de superação. Na Copa do Brasil, a equipe já buscou fora de casa uma vantagem que lhe foi tirada no Olímpico. Contra o Paraná, em 1992, o time levou 1 a 0 em casa e buscou o 2 a 1 em Curitiba.
O jogaço desta quinta-feira terá acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM a partir das 21h. O SporTV transmite para todo o Brasil. O árbitro será Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG), auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago e Guilherme Dias Camilo (ambos de MG).
FONTE: GLOBO