quarta-feira, 27 de junho de 2012

Por Obina, Verdão descarta negociar jogadores da base com investidor


Palmeiras admite dificuldade financeira para trazer atacante, mas não vai fechar com fundo de investimento que queira mexer nas categorias menores

Por Diego Ribeiro
São Paulo
44 comentários
Obina comemora gol na China (Foto: Divulgação)Obina está no Shandon, da China(Foto: Divulgação)


A contratação do atacante Obina ainda esbarra em questões financeiras envolvendo o Palmeiras e o Shandong Luneng, da China, que detém os direitos econômicos do jogador. O Verdão tem conversas com investidores interessados em ajudar, mas já negou uma contrapartida pedida por um desses grupos: o clube não vai ceder qualquer porcentagem de direitos econômicos de jogadores das categorias de base para ter auxílio na chegada de reforços.
Essa contrapartida é a mais desejada por fundos de investimentos, já que a possibilidade de obter retorno no futuro é muito maior. No caso de Obina, por exemplo, o investidor teria pouca chance de conseguir de volta o valor investido. Por isso, a ideia seria ceder o atacante ao Palmeiras e ter em troca alguns nomes das categorias menores.
– As negociações são complexas, já solicitaram os direitos econômicos de alguns jogadores da base, mas isso foi vetado pela diretoria. Não vamos disponibilizar nada relacionado à base para os investidores – disse o gerente de futebol César Sampaio.
Não vamos disponibilizar nada relacionado à base para os investidores"
César Sampaio, gerente de futebol
O Verdão não espera lucrar com uma futura transferência de Obina, e por isso admite que a contratação é mais “esportiva” do que “financeira”. O atacante já passou pelo clube em 2009, mas saiu depois de uma briga com o zagueiro Maurício. Hoje, está com 29 anos.
– Sabemos que ele não vai nos dar o retorno econômico, só o esportivo. Se trouxermos o Obina, não vai ser para fazer dinheiro em cima dele, mas sim para fazer gols – avisou Sampaio.
Ainda sem acordo financeiro, o Palmeiras espera uma resposta dos chineses em relação a Obina. Ao mesmo tempo, ainda está de olho em outros jogadores pedidos pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Até mesmo Thiago Ribeiro, do Cagliari-ITA, que tem permanência quase acertada no futebol europeu.
– As conversas estão em andamento com vários nomes, mas agora estamos em stand by("no aguardo", em inglês). Esperamos o retorno do que pretendem atletas, agentes e clubes de origem. É troca de documentos, de informações, isso leva tempo – explicou o gerente do Palmeiras.
A classificação para a final da Copa do Brasil esticou o prazo para contratações do clube. Os acertos só devem sair depois das finais contra o Coritiba, nos dias 5 e 11 de julho.
fonte: globo