Autoridades polonesas divulgam que 184 pessoas foram presas após os confrontos entre hooligans e russos antes de jogo da Eurocopa
Por Marcos Felipe
Direto de Varsóvia
26 comentários
Em comunicado oficial, a Uefa condenou os distúrbios protagonizados por hooligans em Varsóvia, na última terça-feira, antes do duelo entre Polônia e Rússia pela Eurocopa. A entidade máxima também puniu a federação russa, mas não pela confusão nas ruas da capital que começaram após uma marcha de torcedores do país, mas, sim, por fogos de artifícios atirados por fãs dentro do estádio Nacional durante a partida.
A entidade foi punida em 120 mil euros (R$ 308 mil reais). Além disso, pode perder seis pontos nas eliminatórias para a próxima Eurocopa (em 2016, na França) caso novos incidentes envolvendo o país se repitam.
saiba mais
Vale lembrar que, na semana passada, a Rússia já havia sido advertida pelo mesmo problema na estreia da seleção na Euro, contra a República Tcheca, na Breslávia. A Uefa também anunciou que abriu um procedimento disciplinar contra a federação croata de futebol por conta de objetos atirados por seus torcedores na vitória sobre a Irlanda, no último domingo, em Poznan.
Ministra polonesa envergonhada
Quem também lamentou os incidentes em Varsóvia foi o governo polonês.
- Estou surpresa e envergonhada. São ultras (torcedores violentos, hooligans) que ocasionaram tudo isso. Ele não têm nada a ver com torcedores de verdade – disse Joanna Mucha, ministra de esportes do país, que, entretanto, elogiou o trabalho da polícia numa entrevista coletiva.
As autoridades locais divulgaram que foram presas 184 pessoas. A maioria (157) era de origem polonesa. Também foram detidos 24 russos, um espanhol, um húngaro e um argelino.
Os confrontos, que mobilizaram cinco mil agentes de segurança, deixaram 20 pessoas feridas, entre elas, 17 poloneses (dez policiais), dois russos e um alemão.