quinta-feira, 21 de junho de 2012

Em quarentena, Adriano recebe aviso de Zinho: 'É uma chance, não erra'


Até 1º de agosto, atacante terá que perder peso, mostrar profissionalismo e cumprir programação com poucas folgas

Por Janir Júnior
Rio de Janeiro
23 comentários
Adriano, Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Adriano conversa com José Luiz Runco no Ninho
(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)


Em uma das salas do Ninho do Urubu, Zinho colocou as cartas na mesa. E a sorte do futuro de Adriano foi lançada. Sem direito a blefe. Na conversa de 1h20m, o diretor de futebol assumiu postura semelhante à de quando conversou com Ronaldinho Gaúcho: abraçou, deu carinho, mas deixou claro que profissionalismo está acima de tudo. Pela previsão inicial, o atacante terá 40 dias – até 1º de agosto – para cumprir a rigorosa fase de recuperação para que um possível acerto entre em pauta. Mesmo sem vínculo formal com o clube, para tentar reconstruir a imagem de Imperador, o jogador terá que perder peso, cumprir a programação com raras folgas e mudar radicalmente o comportamento, seu maior adversário ao longo dos últimos anos.
- Disse para o Adriano: “É sua chance, uma chance, não erra”. Estou confiando, ele me passou essa firmeza. Botei as cartas na mesa. Senti no olho dele o desejo de voltar a jogar futebol. Dei carinho, mas sempre cobrando. Ele terá total apoio, torço por ele – afirmou Zinho.
Adriano estará sob vigilância. Um desvio de conduta não poderá ser punido com multa, já que não existe contrato entre as partes. Mas atos de indisciplina decretarão o fim da era do Imperador no Rubro-Negro. Além de ser do perfil de Zinho sempre dar uma chance aos jogadores, a presidente Patricia Amorim guarda o atacante como um trunfo. Caso ele se recupere, poderá servir para o time e como estratégica política em ano eleitoral; mas se não cumprir o determinado, o clube terá como justificativa o fato de ter dado chance e toda estrutura para o atacante.
Estou confiando, ele me passou essa firmeza. Botei as cartas na mesa. Senti no olho dele o desejo de voltar a jogar futebol. Dei carinho, mas sempre cobrando. Ele terá total apoio, torço por ele"
Zinho
E Adriano não terá moleza. Num primeiro momento, treino em tempo integral, com atividades também aos sábados. Folgas serão apenas aos domingos.
- Ele não tem vínculo com o clube, não podemos multar, por exemplo. Ele vai trabalhar em tempo integral nesse primeiro momento, em outros apenas um período. Mais adiante, ganha uma folguinha no sábado. Domingo, está liberado. Adriano está tendo uma grande oportunidade – disse Zinho.
Visivelmente acima do peso, Adriano terá que reduzir seu percentual de gordura. Nesse estágio da recuperação, ele tem feito seguidos trabalhos na bicicleta ergométrica.
- Ele querendo, consegue perder (peso). Nesse estágio, ele fará fisioterapia, musculação, preparação física e terá que baixar o percentual de gordura. De acordo com o Runco, a previsão é de 40 dias nessa fase, até 1º de agosto. Isso se ele cumprir o que foi determinado e for profissional – ressaltou o dirigente.
Adriano treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Adriano se exercita na bicicleta hergométrica
(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
José Luiz Runco minimizou os quilinhos a mais, mas deixou claro que Adriano terá que suar a camisa.
- É natural que esteja acima do peso. Isso vai ser trabalhado. Até porque está há dois meses sem atividade física forte – afirmou o médico.
Runco comentou sobre o próximo passo previsto para o início de agosto:
- A terceira etapa será quando estiver em condições de retomar atividade, treinos com bola. Isso é uma discussão dele com o clube. A parte médica, teoricamente, acaba nessa segunda etapa.
Em caso de novas faltas ou comportamento inadequado, Adriano poderá ter o ciclo de recuperação interrompido no CT. Ele atualmente trabalha com funcionários do clube, usa uniforme de treino e até mesmo faz parte do material fotográfico disponibilizado pela assessoria do Flamengo.
Faltas, farras e favela
Na passagem como jogador do Rubro-Negro, de 2009 a 2010, Adriano colecionou diversas faltas pelos mais variados motivos, e muitas vezes também se apresentou nas atividades matinais sem condições ideais para realizar os treinamentos. Muitas das vezes, o atacante estava na Vila Cruzeiro, favela onde nasceu e passou a infância. Em um ano no Corinthians, Adriano acumulou, segundo o clube, 67 faltas.
Desde que passou a fazer fisioterapia no Ninho do Urubu, Adriano faltou a algumas sessões. Nesta terça-feira, na conversa com Runco e Zinho, o atacante ouviu as novas diretrizes para os próximos 40 dias. Na manhã desta quarta, o jogador chegou ao CT às 8h55m.
- Chegou cedinho – ressaltou Zinho.
FONTE: GLOBO