quinta-feira, 21 de junho de 2012

Desacreditados no início, tchecos e portugueses abrem quartas de final


Considerados favoritos pelo rival, lusos apostam no talento de CR7 para avançar. GLOBOESPORTE.COM e SporTV transmitem ao vivo

Por Marcos Felipe
Direto de Varsóvia, Polônia
1 comentário
Antes do começo da Eurocopa, poucos depositavam suas fichas em República Tcheca e Portugal. Após a primeira rodada, então, muitos sequer acreditavam que ambos conseguiriam se recuperar das derrotas para Rússia e Alemanha, respectivamente. No entanto, nesta quinta-feira, quebrando prognósticos, as duas seleções abrem as quartas de final da competição no estádio Nacional de Varsóvia. O GLOBOESPORTE.COM, o SporTV e o SporTV.com transmitem ao vivo o duelo a partir das 15h45m (de Brasília).

Primeiro colocado do grupo A despachando os favoritos russos e os anfitriões poloneses, a República Tcheca enfrenta uma seleção portuguesa cheia de moral após a bela exibição diante da Holanda, na qual Cristiano Ronaldo foi o grande destaque com dois gols. O resultado deixou os lusos com o segundo lugar no "grupo da morte", eliminando os laranjas, que eram apontados como candidatos ao título.

Favoritismo português?

Campeã da Euro em 1976, na época ainda como Tchecoslováquia, a seleção de Petr Cech e companhia faz questão de entrar como "zebra" no duelo.

- Portugal é o favorito. Possui um time forte, balanceado, com muitos jogadores poderosos no meio e no ataque. Nomes como Nani, Postiga e Cristiano Ronaldo são excelentes - afirmou o técnico Michal Bilek.

cristiano ronaldo portugal treino (Foto: Agência EFE)O "dono da bola" na seleção portuguesa, CR7 é elogiado pelo tchecos (Foto: Agência EFE)
O treinador, por sinal, deixou claro que vai adotar a cautela e prometeu um forte sistema defensivo para conter o time da Terrinha. E explicou o motivo para isso.

- Aprendemos com a derrota no primeiro jogo. Entramos muito abertos e a Rússia não perdoou (4 a 1 para a ex-república da extinta União Soviética). E Portugal tem jogadores para fazer o mesmo - observou o técnico.

Embora receoso, Bilek sonha repetir o desempenho tcheco de 36 anos atrás na Euro quando, nas semifinais, ainda disputadas em dois jogos, eliminou Portugal (1 a 1 fora, e 5 a 1 em Praga).

- É difícil, mas é claro que adoraria que acontecesse outra vez.

rosicky república tcheca coletiva (Foto: Agência Reuters)Rosicky ainda não está confirmado (Foto: Reuters)
Craque e capitão da seleção da República Tcheca, o meia Thomas Rosicky ainda é dúvida por conta de um problema no Tendão de Aquiles que o tirou, inclusive, da última rodada da fase de grupos (triunfo por 1 a 0 sobre a Polônia, em Breslávia, no último sábado). O próprio jogador do Arsenal, da Inglaterra, que é o único problema do técnico Michal Bilek para a partida, admitiu que ainda não sabe se atuará. Mas deverá ficar como opção no banco.

Lusos humildes

Pelo lado de Portugal, o técnico Paulo Bento não revelou abertamente, mas vai repetir o time que bateu a Holanda em Carcóvia. Segundo ele, a euforia pelo triunfo diante de Van Persie, Sneijder, Robben e companhia já ficou para trás.

- A festa passou. Vamos entrar contra os tchecos com o nosso estilo. Mostrando muita vontade, segurança, e, principalmente, humildade - frisou o treinador, que completou 43 anos na véspera do confronto na capital polonesa.

Coletiva Paulo Bento - Portugal (Foto: Getty Images)Paulo Bento deve repetir o mesmo time que bateu a Holanda, no último domingo (Foto: Getty Images)
O meia João Moutinho, do Porto, rebateu o rótulo de favorito dados pelos tchecos ao seu time.

- O favoritismo tem de ser demonstrado dentro de campo. É 50% de chance para cada lado. Assim como nós, eles não tiveram um bom começo, mas passaram por um grupo difícil e chegam confiantes - advertiu.

Fator CR7

Ainda segundo Moutinho, Cristiano Ronaldo é o grande trunfo de Portugal para avançar às semifinais e, quem sabe, conseguir o que, há oito anos, em casa, o país não logrou: o título da Euro.

- É um jogador extraordinário e completo. O melhor do mundo. E põe todo seu talento em prol da nossa seleção. É bom tê-lo ao nosso lado - observou.

E com Cristiano Ronaldo, único jogador a ter marcado nas últimas três Euros (2004, 2008 e 2012) e dois últimos mundiais (2006 e 2010),  e "mais dez", Portugal tenta, além de assegurar a vaga na próxima fase e dar o troco pelas eliminações em 1976 e 1996 (esta nas quartas de final), passar a República Tcheca na história do equilibrado confronto.

Ao todo, as duas seleções se enfrentaram em 11 oportunidades, com quatro vitórias para cada lado e três empates.
 
REPÚBLICA TCHECA X PORTUGAL
Petr Cech, Selassie, Sivok, Kadlec e Limbersky; Hübschman, Kolar, Jiracek, Plasil e Pilar; BarosRui Patrício, João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Fabio Coentrão; Miguel Veloso, Raúl Meireles e João Moutinho; Cristiano Ronaldo, Postiga e Nani
Técnico: Michal BilekTécnico: Paulo Bento
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Estádio: Nacional de Varsóvia, Polônia
Transmissão: O jogo acontece às 15h45m (de Brasília) e será transmitido ao vivo por GLOBOESPORTE.COM, SporTV e Sportv.com
FONTE: GLOBO