segunda-feira, 25 de junho de 2012

24/06/2012 17h47 - Atualizado em 24/06/2012 20h04 Arsenal conquista seu primeiro título argentino, e Tigre escapa da queda


Equipe de Sarandí vence o Belgrano e sagra-se campeã do Clausura 2012. Com chances de título, time de San Fernando se livra do rebaixamento

Por GLOBOESPORTE.COM
Sarandí, Argentina
18 comentários


O hall de campeões argentinos tem um novo membro a partir deste domingo. Com uma vitória sobre o Belgrano, em casa, por 1 a 0, o Arsenal de Sarandí conquistou o Clausura 2012, o primeiro título nacional de sua história. Para conseguir a taça de forma direta, o clube do presidente da Associação Argentina de Futebol, Julio Grondona, contou com o tropeço do Tigre, que só empatou com o Independiente em 2 a 2.
O gol da vitória histórica do Arsenal de Sarandí saiu aos 27 minutos de jogo, dos pés de Lisandro López. Após cobrança de escanteio, o zagueiro apareceu na entrada área e chutou forte para deixar os torcedores em festa no Estádio Julio Humberto Grondona.
arsenal sarandi campeão (Foto: EFE)Jogadores comemoram o título inédito (Foto: EFE)
A equipe comandada pelo treinador Gustavo Alfaro conquistou 38 pontos em 19 partidas, vencendo 11 vezes e empatando outras cinco. Com o título do Clausura, o clube de Sarandí voltará a disputar a Taça Libertadores da América no próximo ano.
Tigre não é campeão, mas escapa do rebaixamento
Outra equipe com condições de conquistar o título neste domingo, o Tigre falhou em tal missão. Caso vencesse o Independiente, a equipe forçaria um jogo extra contra o Arsenal para definir o campeão do Clausura. Porém, ainda conseguiu cumprir um de seus objetivos – aquele que era considerado o principal do ano pela comissão técnica: escapar do rebaixamento.
O time da cidade de San Fernando chegou à última rodada do Clausura com chances de ser campeão e, ao mesmo tempo, cair para a Segunda Divisão, devido ao confuso regulamento do Campeonato Argentino. Apesar de ter empatado em 2 a 2 com o Independiente, a equipe não precisou passar pela “Promoción”, já que o San Lorenzo venceu o San Martín por 3 a 1.
Estas duas equipes ficaram com a 18ª e a 17ª posições, respectivamente, na classificação de acordo com o “Promedio”, que leva em consideração a média de pontos nas últimas três temporadas. Sendo assim, o San Lorenzo enfrentará o Instituto (terceiro colocado da Segunda Divisão), enquanto o San Martin terá pela frente o Rosário Central (quarto lugar da Série B) pela “Promoción”, em jogos de ida e volta a partir da próxima quinta-feira.
Enquanto isso, o Olimpo, que empatou com o Argentinos Jrs em 0 a 0, e o Banfield, que foi goleado pelo Colón por 3 a 0, foram rebaixados de forma direta para a Segunda Divisão. Inclusive, a partida do Banfield precisou ser suspensa pelo árbitro em sua reta final, por falta de segurança, já que a torcida do time de Lomas de Zamora ameaçava invadir o gramado, inconformada com a queda;
Boca escala reservas e é derrotado
Com poucas chances de ser campeão do Clausura – precisava de uma vitória e torcer para os tropeços de Arsenal e Tigre –, o Boca Jrs. preferiu manter o foco na decisão da Taça Libertadores contra o Corinthians e escalou um time reserva na última partida do campeonato nacional, contra o All Boys. A equipe xeneize acabou derrotada por 3 a 1 e terminou o torneio na quarta colocação.
fonte: globo