quarta-feira, 23 de julho de 2014

Com James e Kroos, Ancelotti terá tarefa de escalar "novos galácticos"

Com manias de megalomania, Florentino Pérez inicia segunda era de estrelas. De 12 boas opções para meio e ataque, técnico italiano tem de escolher seis para titulares

Por 
Madri, Espanha
53 comentários
Um time vencedor da Liga dos Campeões e da Copa do Rei da Espanha, e com craques como Cristiano Ronaldo, Bale e Di María no elenco, em tese, não precisa se reforçar muito para o início de uma nova temporada. Mas o Real Madrid, de Florentino Pérez e suas manias megalomaníacas, nunca foi de pensar pequeno. Na última terça-feira, o clube anunciou a contratação do colombiano James Rodríguez, uma das mais empolgantes revelações da última Copa do Mundo e artilheiro do torneio. Na semana passada, foi a vez foi de Toni Kroos, líder do meio de campo da campeã Alemanha.
Seria uma nova edição dos galácticos? O primeiro time, no início dos anos 2000, contava com craques do nível de Ronaldo, Zidane, Figo, Beckham, Roberto Carlos e Raul. A superequipe, no entanto, não rendeu tanto quanto era esperado. Da contratação do português ao rival Barcelona, em 2000, até a auto-demissão de Florentino, em 2006, os merengues conquistaram dois campeonatos espanhóis, uma Champions e um Mundial Interclubes. O termo galácticos chegou a ser usado como piada por adversários europeus, mas marcou época no futebol.
James Rodriguez real madrid apresentação (Foto: Agência AFP)James Rodríguez: contratação do colombiano demonstra nova era de "galácticos" (Foto: Agência AFP)


Em 2009, Florentino Perez voltou à presidência do Real. O mandatário começou, aos poucos, a criar uma nova era de 'galácticos'. O primeiro grande passo foi a contratação de Cristiano Ronaldo, por € 94 milhões, valor recorde no mercado até então, e Kaká, anunciados em um intervalo de uma semana. No mesmo ano ainda chegaram Benzema e Xabi Alonso. Em 2010, Di María foi comprado ao Benfica e Özil ao Werder Bremen. Ainda vieram Modric, Isco e Illarramendi, na última temporada, sem contar que Florentino brigou até o último momento com o Barcelona pela contratação de Neymar.

Com as transferências de Kroos e James Rodríguez anunciadas na última semana, o técnico Ancelotti possui um elenco inchado do meio para a frente e vai ter que se virar para escalar o time e administrar egos, pois terá de deixar craques que estão entre os melhores do mundo no banco de reservas. As duas únicas saídas anunciadas pelo Real Madrid foram as de Casemiro e Morata, por empréstimo a Porto e Juventus, respectivamente. 
toni kroos real madrid apresentação (Foto: Agência AP)Toni Kroos é o outro reforço merengue nesta temporada (Foto: Agência AP)


Do meio para a frente, estas são as atuais opções: Khedira, Kroos, Xabi Alonso, Illarramendi, Isco, Modric, James Rodríguez, Bale, Di María, Jesé, Cristiano Ronaldo e Benzema.  No atual esquema utilizado por Ancelotti, destes 12 jogadores, só seis entram em campo. Outros vão para o banco e alguns nem poderão ser relacionados. O nível da concorrência ainda pode aumentar. Segundo jornais de Madri, o Real ainda estaria próximo de chegar a um acordo com o atacante colombiano Falcao García, do Monaco. Outra transferência ainda em negociação por Florentino Pérez é a do goleiro Navas, destaque da Costa Rica na Copa.

A equipe com a qual o Real encerrou a temporada passada não teve Khedira, que passou a maior parte da temporada fora de combate por uma lesão, mas fez excelentes jogos na Copa do Mundo. Os recém-contratados como grandes apostas Illarramendi e Isco tiveram poucas oportunidades no time titular, entrando somente em decorrer de jogos. Modric, em sua segunda temporada, finalmente se firmou como homem importante do meio de campo, e Di María foi eleito pela Uefa como o melhor jogador da final da Champions League. Então, quem tirar deste time? Como ficará o Real da temporada 2014/15?
Campinho escalação Real Madrid (Foto: Editoria de Arte)Escalação do Real na última temporada (Foto: Editoria de Arte)


Por enquanto, esta é a melhor estimativa do time. Casillas e Pepe, em baixa após a Copa do Mundo, devem perder definitivamente suas posições para Diego Lopéz e Varane, francês de apenas 20 anos, que fez uma sólida campanha na Copa do Mundo. Marcelo terminou o ano no banco por voltar de lesão, mas deve recuperar a vaga no time titular de Ancelotti. Do meio para a frente, por enquanto, não devem acontecer mudanças drásticas.

Pelo investimento na compra de James Rodríguez, um dos jogadores mais cobiçados desta janela, e pela possibilidade cogitada de uma saída de Di María no fim da temporada passada, esta é a mais provável troca em um primeiro momento. Khedira e Kroos brigam por posição com Xabi Alonso e Modric. Provavelmente, começam o ano no banco, deixando Illarramendi fora da lista de relacionados. O trio "BBC" - como é conhecido o ataque formado por Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo na Europa - é intocável. No entanto, caso os merengues consigam fechar a contratação de Falcao Garcia, o craque colombiano seria uma ameaça ao camisa 9 francês na equipe titular.
Campinho escalação Real Madrid (Foto: Editoria de Arte)Uma possível escalação do novo Real Madrid (Foto: Editoria de Arte)FONTE: GLOBO