quinta-feira, 24 de julho de 2014

Com contrato assinado, chinês Tang Shi poderá defender o Bota em breve

Após assinar vínculo de três anos com o clube, meia aguarda documentação para ser liberado para atuar pelo sub-20. Nos últimos dias, ele tem treinado no time principal

Por 
Rio de Janeiro
1 comentário
Tang Shi no treino do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SS Press)Tang Shi no treino do time principal (Foto: Vitor Silva / SS Press)
Em fase de testes no Botafogo desde o início do ano, o jovem chinês Tang Shi, poderá, enfim, defender a equipe sub-20 do Botafogo em jogos oficiais. Diante do bom desempenho que teve, ele convenceu a diretoria de seu potencial e conseguiu um contrato de três anos com o clube. O vínculo foi assinado no dia 15 de maio, mas o Certificado de Transferência Internacional só deve chegar até o início da próxima semana. Isto porque a Federação Chinesa passa por uma reestruturação e atrasou o envio da documentação. 

O meia Tang Shi virou sensação nas categorias de base do Bota pelo futebol e pela simpatia. Na China, seu desempenho é acompanhado com muita atenção por seus compatriotas, já que ele é figura constante para as seleções de base. Em breve ele viajará para integrar a equipe sub-20.

Durante o período da Copa do Mundo, Tang Shi foi muito requisitado pela imprensa chinesa que veio ao Brasil para a cobertura do Mundial. Ao todo, recebeu 30 pedidos de entrevistas. No contato que tem com a imprensa brasileira, ele ainda necessita de ajuda de um tradutor, já que fala poucas palavras em português. O hino do Botafogo, no entanto, ele tem ensaiado bastante desde o início do intercâmbio (assista no vídeo abaixo). Se virar um bom jogador, ele poderá ser um grande trunfo para o clube entrar no gigante mercado chinês. 

 
Nos últimos dias, Tang Shi tem treinado com o time profissional do Botafogo. E já virou xodó e alvo de brincadeiras. Poucos o chamam pelo nome.

- Capricha, "Xing Ling" - gritou Carlos Alberto no treino de quarta-feira antes de receber um cruzamento do chinês.

O meia se destaca pela velocidade e técnica. Apesar da dificuldade de comunicação, consegue desempenhar todas as atividades pedidas pela comissão técnica alvinegra. Vagner Mancini fez elogios a Tang Shi e disse que existe sobre ele uma boa expectativa. A maior preocupação é sobre o porte físico do atleta, que é muito franzino.

- Ele é um jogador interessante. A partir do momento que veio a informação de que ele ia para a seleção sub-20 da China junto com o fato de os outros juniores estarem de férias, eu disse que seria possível ele ficar um tempo treinando conosco no time principal. Passei a observá-lo e vi que tem muitos recursos técnicos, visão de jogo... Não é à toa que está na seleção e que tem despertado interesse na base do Botafogo. Acho que talvez a parte física vá ser a maior dificuldade dele, vai precisar de uma ajuda da parte de nutrição para que ganhe mais corpo. Embora, muitas vezes alguns atletas pequenos e magros se dão bem no futebol - disse Mancini.

Tang Shi foi descoberto pelo Botafogo durante uma excursão na Ásia, quando o sub-19 do Alvinegro enfrentou o Shandong Luneng-CHI, ex-clube do meia, pela Weifang Cup. 

Tang Shi treino Botafogo (Foto: Vitor Silva / SS Press)Tang Shi na academia do Engenhão: parte física pode ser dificuldade para o chinês (Foto: Vitor Silva / SS Press)

Tang Shi treino Botafogo (Foto: Vitor Silva / SS Press)Apesar de não ter jogado, Tang Shi (esquerda) fez parte da foto do título carioca sub-20 (Foto: Vitor Silva / SS Press)FONTE: GLOBO