quinta-feira, 31 de julho de 2014

Nacional-PAR e San Lorenzo fazem inédita final das piores campanhas

Decisão tem os segundos colocados de menor pontuação na fase de grupos. É a primeira vez desde que oitavas passaram a se formar em função dos desempenhos

Por 
Rio de Janeiro
56 comentários
As surpresas não param de acontecer na Libertadores. A edição deste ano já se tornou a que teve o pior desempenho dos brasileiros, que ficaram fora das semifinais após 23 anos. Os quatro melhores são equipes que nunca alcançaram a final – sendo três deles estreantes nas semis. Agora, a decisão, pela primeira vez, será formada pelos dois piores segundos colocados da primeira fase.
O Nacional-PAR se classificou para as oitavas de final com a pior campanha entre os que terminaram em segundo lugar na fase de grupos. Os paraguaios estavam no Grupo 4, que contava com o Atlético-MG, e fizeram oito pontos. No Grupo 2, o San Lorenzo teve a mesma pontuação, mas melhor saldo de gols. Com tais desempenhos, os dois foram os piores entre os 16 que avançaram para as oitavas de final.
No mata-mata, o San Lorenzo se tornou o algoz dos brasileiros, ao eliminar o Grêmio (na disputa por pênaltis, após vencer e perder por 1 a 0) e o Cruzeiro (ganhando por 1 a 0 e empatando no Mineirão por 1 a 1). Na semifinal, goleou o Bolívar por 5 a 0 e foi derrotado por 1 a 0 na altitude de La Paz. O Nacional fez sempre a partida de ida em casa, levando a melhor, e segurou a vantagem fora. Foi assim diante dos argentinos Vélez Sarsfield (1 a 0 e 2 a 2) e Arsenal de Sarandí (1 a 0 e 0 a 0). E repetiu a dose contra o Defensor na semi, fazendo 2 a 0 no Paraguai e perdendo por 1 a 0 no Uruguai.
comemoração San Lorenzo contra o Bolivar (Foto: Agência Reuters)Jogadores do San Lorenzo comemoram vaga no Hernando Siles, em La Paz (Foto: Agência Reuters)fonte: globo